Litoral Manchete

Com florestas e trilhas, parques estaduais são atrações a mais no Litoral

Por Da Redação

15/02/2022 às 13:19:37 - Atualizado há

Além das praias e do mar, turistas e moradores do Litoral podem aproveitar o verão também para curtir os parques estaduais, repleto de atrações naturais e onde a biodiversidade é preservada ao máximo. São florestas, ilhas, trilhas, grutas e outras formações cujo valor histórico, geológico e, por vezes, arqueológico, são inestimáveis e não podem ser explorados comercialmente.

O Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), é o responsável pela administração desses locais e informa que busca proporcionar segurança, conforto e novas experiências ao visitante. Os parques são áreas protegidas no território paranaense que podem ser acessadas de maneira controlada.

O diretor de Políticas Ambientais da Sedest e diretor de Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto, ressalta o trabalho que o órgão ambiental desempenha na manutenção desses locais e reforça aos veranistas que procuram o Litoral paranaense uma visita aos parques.

Entre as atrações abertas à visitação estão o Parque Estadual do Palmito e Ilha do Mel (Paranaguá), Pico Paraná (Antonina), Parque Estadual Rio da Onça (Matinhos) e o Parque Estadual Pico do Marumbi (Morretes). Paranaguá abriga a Ilha das Cobras, que atualmente está em obras para ter uma escola de gastronomia e turismo para a comunidade local.

“O Paraná é muito rico em recursos naturais e o Governo do Estado, há anos, trabalha para mantê-los intactos, ao mesmo tempo em que permite visitação sem afetar negativamente o meio ambiente”, explica Andreguetto. “Ao cidadão que busca conhecer um outro lado do Paraná, em locais com a mínima interferência humana e onde a natureza foi preservada, recomendo que visite esses parques e se surpreenda. Cada minuto vale a pena”.

Os parques do Litoral, assim como todos do Estado, possuem limite de visitação, de acordo com sua infraestrutura. A capacidade de cada unidade pode ser consultada na Portaria 313/2021 ou no gráfico ao final desta página.

O Parque Estadual do Palmito necessita de agendamento prévio para visitação. A agenda pode ser consultada no site do IAT, na página Unidades Estaduais de conservação abertas à visitação.

SEGURANÇA – Andreguetto reforça que a segurança e o lazer do turista são as maiores prioridades do órgão ambiental e que, tanto os planos de prevenção (antes de uma emergência) quanto os de manejo (ação dos servidores durante e após uma emergência) foram plenamente aplicados em todo o Estado.

“Graças ao planejamento, aos recursos humanos e à infraestrutura de cada unidade, as equipes nelas instituídas possibilitam que a história de cada lugar perdure por muito tempo e se valorize cada vez mais. Preservar o meio ambiente é uma grande responsabilidade de todos nós, mas nem por isso devemos deixar de desfrutá-lo”, finaliza Andreguetto.

ILHA DO MEL – Na Ilha do Mel, o Parque Estadual tem 337,84 hectares e a Estação Ecológica 2.240,69 hectares, sendo cerca de 93% da ilha protegida por Unidades de Conservação. A fim de garantir a proteção da biodiversidade, com controle da capacidade máxima de visitação, o transporte à ilha deve ser feito através dos barcos de linha da Abaline, com compra de bilhetes, ou táxis náuticos autorizados.

Durante o verão, uma equipe do IAT permanece na entrada da ilha para garantir que, com a chegada dos turistas, todas as medidas sanitárias em combate à disseminação do coronavírus sejam cumpridas.

Ao chegar, as recompensas são evidentes: o patrimônio cultural da Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, o Farol das Conchas, a Gruta das Encantadas ou as praias da ilha, muito procuradas pela sua beleza natural.

DICAS – É recomendado que, antes de se aventurar, o cidadão pesquise a duração, dificuldades e riscos do trajeto que pretende fazer, compartilhe sua localização com alguém de confiança, leve uma mochila com comida, água, lanterna e aparelho celular carregado. Também é necessário consultar as condições do tempo antes de ir e avaliar as condições físicas para fazer certas trilhas.

UNIDADE DE CONSERVAÇÃOCAPACIDADE DE CARGA TOTALCAPACIDADE DE CARGA PERMITIDA
Parque Estadual Pico do Marumbi100 visitantes/dia50 visitantes/dia
Parque Estadual do Palmito****
Parque Estadual Rio da OnçaRio da Onça – 350/diaRio da Onça – 175/dia
Parque Estadual Serra da BaitacaItupava – 629/diaAnhangava – 332/diaSamambaia – 332/diaItupava – 314/diaAnhangava – 166/diaPão de Loth – 166/dia
Parque Estadual do Monge1.000 visitantes/dia500 visitantes/dia
Parque Estadual de Vila VelhaArenitos – 815/diaFurnas – 349/diaLagoa Dourada – 558/diaArenitos – 407/diaFurnas – 159/diaLagoa Dourada – 279/dia
Parque Estadual do CerradoCerrado – 70/diaCerradinho – 40/diaCachoeira – 50/diaCerrado – 35/diaCerradinho – 20/diaCachoeira – 25/dia
Parque Estadual do GuarteláMirante – 170/diaCachoeira – 80/diaFormações Ruiniformes – 80/diaMirante – 85/diaCachoeira – 40/diaFormações Ruiniformes – 40/dia
Parque Estadual do Lago Azul****
Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo****
Parque Estadual de Ibicatu351/dia175/dia
Parque Estadual de São Camilo****
Parque Estadual Cabeça do Cachorro****
Parque Estadual Rio Guarani****
Parque Estadual Pico do Paraná**100 visitantes/dia
Parque Estadual Serra da Esperança****
Ilha do Mel (PE Ilha do Mel, ESEC Ilha do Mel e Áreas de Ocupação)5.000 visitantes/dia2.500 pernoites + 1.500 visitantes/dia
Monumento Natural Salto São João*300 visitantes/dia100 visitantes/dia
Parque Estadual João Paulo II*****
Parque Estadual Vitório Piassa*****

*Obs¹: Estas Unidades de Conservação estão sob gerenciamento dos respectivos municípios e, portanto cabe a eles deliberarem sobre sua reabertura e horário de funcionamento.

**Obs²: As unidades de visitação que não tenham estudos atualizados de capacidade de carga disponíveis deverão respeitar os limites de visitação definidos pelo Chefe da Unidade Regional pertinente.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo