SaĂșde CoronavĂ­rus

Sociedade pode enviar dúvidas sobre novas variantes do coronavírus na ação Pergunte aos Cientistas

AgĂȘncia Escola UFPR recebe atĂ© 9 de junho perguntas da população sobre o tema, que serão respondidas por pesquisadores da Universidade

Por Por Isabela Stanga Sob supervisão de Chirlei Kohls

03/06/2021 às 03:46:30 - Atualizado hĂĄ

O surgimento de novas variantes do SARS-CoV-2, causador da Covid-19, desperta a atenção de cientistas para o alto grau de mutação do vĂ­rus. Dada a gravidade da situação no Brasil, uma vez que o paĂ­s tem mais de 465 mil óbitos pela doença, além de somar mais de 16,5 milhões de casos confirmados desde o inĂ­cio da pandemia, professores da Universidade Federal do ParanĂĄ (UFPR) responderão perguntas da sociedade acerca das novas variantes do coronavĂ­rus na ação "Pergunte aos Cientistas", da AgĂȘncia Escola UFPR.

As dĂșvidas podem ser enviadas até o dia 9 de junho, pelo e-mail [email protected] ou pelas redes sociais da AgĂȘncia Escola – Instagram, Facebook e Twitter. Junto da pergunta, o remetente deve mandar também nome e sobrenome, idade, profissão e cidade onde reside. Ao final do mĂȘs, as dĂșvidas da sociedade e as respectivas respostas dos cientistas serão publicadas em reportagem no site da AgĂȘncia Escola, no portal UFPR e também serão encaminhadas como sugestão de pauta à imprensa.

A professora Juliana Maurer, do Departamento de BioquĂ­mica e Biologia Molecular da Universidade, é uma das pesquisadoras que responderĂĄ às dĂșvidas da população. Ela ressalta que as diferentes cepas do vĂ­rus trazem questões novas não só aos leigos, mas também à comunidade cientĂ­fica. "Essas novas variantes podem ter diferença na transmissão, na letalidade, no agravamento dos casos e abrem espaço para verificar a eficĂĄcia das vacinas em contĂȘ-las", expõe.

Vânia Vicente, do Departamento de Patologia BĂĄsica, afirma que, mesmo que o coronavĂ­rus tenha alto grau de mutação, a população pode contribuir para minimizar o surgimento de novas linhagens. "Se o vĂ­rus circular menos, torna-se difĂ­cil que outras variantes surjam. Dessa forma, é crucial que as pessoas mantenham o distanciamento social, usem mĂĄscaras e preservem a higiene pessoal, com uso de ĂĄlcool em gel", explica. Assim como Juliana Maurer, Vânia também responderĂĄ às perguntas enviadas pela sociedade para a AgĂȘncia Escola UFPR.

"Não fique com dĂșvidas. Nós, cientistas, teremos o cuidado de respondĂȘ-las com base nos fatos apurados pela ciĂȘncia", reforça Juliana. "Proteja-se e sempre procure informações sobre a pandemia em lugares ou em fontes seguras", conclui.




Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo