Geral

Após aumento do preço dos testes de covid-19 e influenza, Procon-PR emite recomendação administrativa

Por Da Redação

18/01/2022 às 14:56:51 - Atualizado há
teste_covid_sao_paulo_0650040820
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Depois de receber denúncias de consumidores a respeito do aumento do preço dos exames de covid-19 e influenza, o Procon Paraná emitiu uma recomendação administrativa para as farmácias e os laboratórios. Como a procura pelos testes cresceu, o valor cobrado também subiu em alguns locais.

Portanto, o órgão alertou, nesta terça-feira (18), que os lugares não devem realizar aumentos abusivos nos preços de exames. O Procon afirma que o Código de Defesa do Consumidor proíbe práticas abusivas, como subir o valor de produtos e serviços sem justificativa.

Embora não exista nenhuma tabela fixa de quanto se deve pagar por exames laboratoriais, o órgão lembra que o Brasil e o mundo vivem uma crise sanitária, e que se aproveitar dessa situação para lucrar é uma atitude indigna. As infrações das normas de proteção e defesa do consumidor ficam sujeitas às sanções administrativas.

Além disso, o Procon informou que o não atendimento da recomendação pode acarretar na instauração de um processo administrativo e na expedição de um ofício ao Ministério Público do Paraná para a adoção das medidas cabíveis.

Os Procons estão monitorando aumentos injustificados e poderão aplicar multas cujos valores variam entre R$ 700,00 a R$ 11 milhões, teto da punição. O cálculo leva em consideração o dano causado, eventual reincidência e a capacidade econômica do notificado.

Reportagem: Fernanda Scholze e Angelo Sfair

Fonte: BandNews
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo