Geral Notícias

Saúde alerta: vacinados contra a Covid-19 devem aguardar intervalo para doação de sangue

Por Luciana Pombo

29/06/2021 às 13:41:44 - Atualizado há

Por Prefeitura de Paranaguá

Após receber a vacina contra a Covid-19, os doadores de sangue devem ficar atentos ao intervalo necessário entre a aplicação da dose e a doação. O ato deve ser seguro para o doador e para o paciente que receberá a transfusão.

No caso dos imunizantes contra o coronavírus, há prazos que devem ser respeitados e é importante que as pessoas fiquem atentas a esse intervalo. Assim como é preciso aguardar um espaço de 30 dias para a doação de sangue após tomar as vacinas dupla ou tríplice viral, que protegem contra o sarampo, rubéola e caxumba, também há um tempo determinado no caso dos imunizantes contra a Covid-19 dos quais precisam ser respeitados.

Se o candidato a doação de sangue tomar a vacina Coronavac, dé necessário um intervalo de 48 horas após cada dose. Se o cidadão recebeu a vacina AstraZeneca, a doação de sangue só pode ser realizada depois de sete dias. O mesmo intervalo de sete dias ocorre para aqueles que receberem a Pfizer e a Janssen.

“Não há motivos para deixar de praticar o gesto que pode salvar vidas, basta aguardar o prazo indicado e procurar o Hemepar para a doação de sangue”, destaca a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo