Política Congresso em Foco Insider

Quem assinou o Congresso em Foco em 2021 não se surpreendeu. Não seja pego de surpresa em 2022

Por Da Redação

11/01/2022 às 16:54:52 - Atualizado h√°

Quem precisa acompanhar os movimentos da política e dos poderes da República para tomar as suas decisões não pode se surpreender. E quem assina o Congresso em Foco Insider não se surpreende.

O Congresso em Foco Insider é muito mais que um serviço exclusivo de alertas por WhatsApp para assinantes. Porque não se trata simplesmente do mero envio de notícias por celular. São análises, explicações, informações exclusivas, produzidas por um time de jornalistas, analistas, economistas e cientistas políticos. Especialmente, o Congresso em Foco Insider tem sido expert na antecipação de tendências. Ou seja, como dito antes, quem o assina não se surpreende, porque aquilo que o Insider alerta que irá acontecer, na grande maioria das vezes realmente acontece.

Em setembro, quando a C√Ęmara dos Deputados aprovou o projeto do Imposto de Renda e a ideia da mudança tributária fatiada parecia que poderia avançar, o Insider já alertava que poderia não ser bem assim. Na época, publicamos manifestação feita pela Fiesp que já indicava os problemas que o projeto iria enfrentar no Senado. Veja abaixo:


Com base no Painel do Poder, uma pesquisa trimestral que fazemos com 70 dos principais líderes da C√Ęmara e do Senado nós já mostrávamos que era muito pequena a disposição dos parlamentares para aprovar qualquer mudança tributária, especialmente o projeto do Imposto de Renda. Mais adiante, quando houve pressão do presidente da C√Ęmara, Arthur Lira (PP-AL), o Insider insistiu: as chances são remotas. O tema da reforma tributária foi tema da edição do Farol Político de outubro. O Farol é uma newsletter semanal exclusiva para os assinantes do Insider, de responsabilidade do diretor do Congresso em Foco Análise, Rudolfo Lago, e dos economistas e cientistas políticos, André Sathler e Ricardo de João Braga.

Veja o que dizia o Farol Político de outubro de 2021

Veja o que já demonstrava o Painel do Poder em outubro de 2021

Veja abaixo o alerta que fizemos quando Lira pressionou:

Até que no último dia de novembro, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), cravou: o projeto do Imposto de Renda não será mais votado. Para o assinante do Congresso em Foco Insider, nenhuma surpresa.


Agora, Rodrigo Pacheco tem dito que colocará em tramitação a PEC 110, o projeto mais amplo de reforma tributária. O Insider vem apontando que, de fato, esse projeto tinha chances maiores de caminhar no Senado. Mas, de novo, alerta: as chances de aprovação de uma reforma estruturante mais profunda em um ano eleitoral seguem pequenas. A última rodada do Painel do Poder apontou isso com muita clareza: a maioria dos deputados e senadores não acredita na possibilidade de aprovação de reformas neste último ano de legislatura e do atual governo, que agora se inicia.
A qualquer um que tenha que tomar decisões baseadas de alguma forma nas decisões que emanam dos três poderes em Brasília, recomenda-se que conheça os prédios onde elas são tomadas. Há um meio superficial de conhecê-los. Passeios turísticos que mostram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e a sede do Supremo Tribunal Federal (STF) há aos montes. Mas são poucos os guias que levam realmente às salas e corredores nas quais os poderosos de fato tomam suas decisões.

Veja aqui o que apontou a última rodada do Painel do Poder

Para isso, o Congresso em Foco Insider é o guia perfeito. Simples e direto, ele deixa a Esplanada dos Ministérios ao alcance da tela do seu celular.

E você nunca mais irá se surpreender. Conheça o serviço exclusivo de alertas do Congresso em Foco. Receba-o gratuitamente por um período de degustação. Saiba aqui como assinar o Congresso em Foco Insider e tenha antes tudo o que acontece nas principais salas e corredores dos poderes em Brasília na tela do seu celular.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2022 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: [email protected] / 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo