Geral Economia

Intenção de compra do brasileiro para o Natal cai 24% em 2021

Por Da Redação

23/12/2021 às 10:20:53 - Atualizado há

Um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo (Ibevar) mostrou que a intenção de compra do brasileiro no Natal teve queda de 24% em 2021 em comparação ao ano anterior. Segundo o estudo, o constante aumento da inflação, as taxas de juros e o alto nível de desemprego no país influenciaram na decisão dos consumidores.

Dos 28 produtos pesquisados, entre alimentos e enfeites típicos desta época do ano, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, móveis, itens de informática, telefone celular e artigos de vestuário, apenas cinco apresentaram aumento na intenção de compra em relação ao Natal de 2020: panelas elétricas (270%), consoles de videogames (70%), jogos eletrônicos (42%), drones (31,2%) e forno de micro-ondas (3%). 

Os demais itens registram queda de até 40% na intenção de compra, sendo: telefone celular e smartphones (40%), fone de ouvido (38,2%), bicicleta (33,8%), TV (30,1%) e tablet (29,5%). Com isso, o ano de 2021 apresenta um recuo de, em média, 24% na intenção de consumo para os 28 produtos tradicionais do período natalino, a maior retração observada pelo Ibevar desde 2016 (7%). No ano passado, a queda havia sido de 5% ante o Natal de 2019.

O levantamento da plataforma V+ do Ibevar foi feito com uso de algoritmos de inteligência artificial e análise semântica. Por meio dessas ferramentas, foram extraídos dados de 100 mil manifestações durante o mês de dezembro.

Informações de SBT News

Fonte: Massa News
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania