Educação Pesquisa

UFPR participa de estudo inédito de efetividade vacinal em Toledo

Por UFPR

07/10/2021 às 05:17:43 - Atualizado há

O recrutamento de voluntários deve começar entre duas e quatro semanas, após a finalização de arranjos estruturais. Segundo o pesquisador Régis Goulart Rosa, após o recrutamento dos 4.500 voluntários, que pode levar de seis a nove meses, será possível ter os primeiros dados da pesquisa primária de efetividade da vacina. Os estudos com os resultados devem levar pelo menos dezoito meses para serem publicados, após o acompanhamento dos voluntários pelo período de um ano.

Toledo
Até a seleção da cidade de Toledo para o estudo, foram muitas reuniões entre Ministério da Saúde, Pfizer e prefeitura. A secretária da Saúde conta que foram avaliados pontos como o posicionamento geográfico, característica da população, estabilidade no número de casos e controle epidemiológico. Gabriela ressalta ainda a excelência na aplicação de vacinas, que obteve conceito dez pelo Tribunal de Contas do Estado, pela transparência no processo vacinal.

Para a líder médica da área de vacinas da Pfizer Brasil, Julia Spinardi,além das condições de acompanhamento pelos pesquisadores em uma cidade sem muita interferência de trânsito ou contato com outras áreas, estabilidade da doença em um município com protocolos muito bem estabelecidos, foi considerada também a importância de levar uma parceria científica para a região. "A possibilidade de realizar uma parceria com a UFPR, tradicional em pesquisa, fez também com que a cidade de Toledo fosse escolhida nessa parceria, na conversa com todas as esferas das autoridades de saúde", explica Julia.

Ao agradecer a escolha da cidade para o estudo, o prefeito de Toledo, Luis Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt, reforçou a importância de parcerias entre municípios, ciência e universidades públicas para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), melhorar o sistema vacinal e proteger pessoas. Também participando da coletiva, o superintendente de Responsabilidade Social do Hospital Moinhos de Vento, Luis Eduardo Ramos Mariath, falou do compromisso com a sociedade, integrando esforços neste estudo pioneiro de efetividade de uma vacina em vida real.

Fonte: UFPR
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo