Educação G1

Centenário de Paulo Freire: relembre frases e veja vídeos do patrono da educação brasileira

Por Da Redação

19/09/2021 às 08:20:13 - Atualizado há
Educador pernambucano que criou um método de alfabetização vinculado ao cotidiano dos alunos completaria 100 anos neste domingo (19). G1 reuniu declarações dele para a TV Globo. Reveja entrevistas do educador Paulo Freire para a TV Globo

A permanência do pensamento de Paulo Freire, mesmo após a sua morte, em 1997, é comprovada pela atualidade de diversas declarações do patrono da educação brasileira. Neste domingo (19), dia do centenário do educador que criou um método de alfabetização relacionado ao cotidiano dos estudantes, o G1 reuniu depoimentos dele para a TV Globo nas décadas de 80 e 90 (veja vídeo acima).

Apesar de terem sido ditas no século passado, várias frases do pernambucano ainda trazem ensinamentos e lições pertinentes para a realidade atual do país e da educação brasileira.

Paulo Freire é patrono da educação brasileira

Reprodução/TV Globo

"Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso, aprendemos sempre" e "Uma educação correta para este país é a educação que se preocupa, fundamentalmente, com o exercício democrático" são alguns exemplos.

Confira outros depoimentos de Paulo Freire, em que ele fala sobre o analfabetismo no Brasil, a época da ditadura militar e o retorno ao país após 16 anos de exílio:

1985:

"Uma das coisas que eu acho que a gente precisa fazer é não ficar velho nunca. É não deixar envelhecer o menino, a menina que a gente foi. Nesse sentido, eu sou e não sou novo. Eu sou um velho que se renova. Eu me sinto bem na medida em que procuro fazer bom o momento em que vivo. A minha busca é uma busca de quem não pretende jamais ficar de braços cruzados diante do presente, diante da realidade atual, da realidade em que estou."

"Na verdade, não há futuro enquanto algo que se espera, porque todo futuro é a criação que se faz pela transformação do presente. Nesse sentido, você não pode envelhecer no sentido de voltar sempre ao que foi. É nessa acepção que te falo que busco sempre guardar em mim o menino e o adolescente que eu fui, sempre inserido na busca de algo novo, algo diferente."

"Há uma relação indiscutível entre linguagem e contexto social. E acontece que o Brasil experimentou 21 anos de silêncio sublinhado nos 485 anos de formação autoritária que nos caracteriza. Obviamente que o silêncio tem sido sempre o silêncio, sobretudo, das classes trabalhadoras, das classes populares. As classes dominantes brasileiras, essas têm tido voz, com que abafa a voz das classes populares. [...] Eu acho que a gente tem condição de sair desse buraco e ir eliminando essas trevas e retomando, um pouco, a voz necessária."

1987:

"Qualquer campanha de alfabetização no Brasil que não passe por uma séria e profunda preocupação com a escola pública primária, qualquer preocupação com a alfabetização de adultos que não implique numa injeção de verbas nas escolas públicas de primeiro grau tende a fracassar."

1991:

"Foi uma festa linda [o retorno ao Brasil após o exílio]. É gostoso a gente saber que os amigos querem bem a gente. Vale a pena viver."

1997:

"A educação, sozinha, não faz as coisas todas, mas, sem ela, as coisas todas não podem ser feitas. O bem do trabalho da educadora, do educador, é exatamente saber que pode fazer alguma coisa e insistir, não deixar que a educação descanse, fustigar, catucar a educação para que ela possa possibilitar o cumprimento de alguns dos nossos deveres."

"Vir aqui hoje e conversar com companheiros que aprenderam a ler me rememora os encontros que eu fiz há 40 anos no Recife e na Zona da Mata de Pernambuco, como me rememora encontros que tive na África, com camponeses africanos, dizendo a mesma coisa que os daqui dizem, falando a mesma linguagem noutra língua. No fundo, esse é um direito que nós progressistas temos, o direito de continuar a nos emocionar com os sonhos de mudança."

Vídeos de PE mais vistos nos últimos 7 dias
Fonte: G1
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo