Geral Adoção de Cavalos resgatados

Prefeitura de São José dos Pinhais incentiva adoção de animais de grande porte

Equinos resgatados podem ser adotados. Faça seu cadastro online no site da Prefeitura

Por Folha com Secom/SJP

18/09/2021 às 12:29:14 - Atualizado há
Interessados na adoção desses animais devem entrar em contato com a Prefeitura (Foto: Divulgação)

Já está disponível, em São José dos Pinhais, o cadastro online da Prefeitura aos interessados em adotar equinos resgatados do abandono e maus-tratos. O cadastro foi idealizado pelo Setor de Defesa e Controle Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Semma.

Para se cadastrar é necessário apresentar RG, CPF, além do comprovante de endereço. A criação do animal só é permitida em Zona Rural. Realizado, o interessado deve apresentar o cadastro na Agência de Defesa Agropecuária do Paraná – Adapar, que pode ser acessada daqui https://www.adapar.pr.gov.br .

Se o tutor não estiver cadastrado na Adapar, a Unidade Local de Sanidade Agropecuária, mais próxima da propriedade rural do interessado na adoção, realiza o cadastro. O animal deverá ser mantido exclusivamente em área rural, onde deverá ter pasto e abrigo adequado. O animal resgatado "perambulando" no Afonso Pena, aguarda adoção.

Denúncias de maus-tratos e abusos contra animais são feitas no Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC/Fale Conosco) da Prefeitura disponível aqui http://www.sjp.pr.gov.br/sic.

De acordo com a Semma, até o desenrolar do processo criminal, quando o animal pode, definitivamente, ser adotado, o interessado é (inicialmente) considerado como fiel depositário. A partir do momento em esteja concretizada, então é assinado o Termo de Compromisso de Adoção.

É importante destacar que o animal não poderá ser comercializado, não poderá ser submetido a qualquer tipo de trabalho (exemplo tração), ou usado em práticas esportivas como corridas.

Tanto exames sanitários, quanto o transporte do animal (em veículo adequado e adaptado para o transporte de grandes animais) será de responsabilidade do tutor. Caso o equino necessite de tratamento médico veterinário, a Semma poderá promover mecanismos alternativos.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo