Educação Concurso

Editora UFPR divulga vencedores do concurso de imagens da Agenda 2022

Por UFPR

16/06/2021 às 14:53:53 - Atualizado há

A Editora da Universidade Federal do Paraná divulgou, nesta terça-feira (15), o resultado do concurso de imagens que ilustrarão a Agenda 2022. Ao todo, foram recebidos 70 trabalhos de todo o Brasil. A imagem escolhida para a capa é de Maria Jackeline Rodrigues dos Santos.

Segundo a comissão julgadora – composta por um integrante da Editora UFPR e dois representantes do Setor de Artes, Comunicação e Design da UFPR (Sacod) –, em virtude da qualidade dos materiais apresentados, foram selecionadas 14 imagens. Um trabalho representará a capa da Agenda e outros doze irão compor as intercalares de cada mês do ano. A imagem da estudante do ensino fundamental Thaís Yuri Murakami dos Santos foi selecionada como menção honrosa.

Os autores das imagens selecionadas, pela ordem de inscrição são: Larissa Nunes da Costa, Giovana Villela Santos Victor, Lorenzo Martins Bonicontro, Heloisa da Silva Panuci, Natãmy Nakano, Lisa Yurie Oda, Ana Paula dos Santos Stonoga, Juan Henrique Stonoga, Silvana Weihermann, Luana Moraes Costa, Jayne Moreira Análio e Carolina Correia Alves. O documento com o resultado pode ser conferidos aqui.

Por enquanto, apenas a ilustração da capa será divulgada. As outras doze imagens serão conhecidas na versão impressa da Agenda 2022 . Pelas regras do concurso, o tema dos trabalhos para a Agenda 2022 deveria ser relacionado à ciência, universidade e pandemia. Poderiam ser enviadas propostas nas mais variadas linguagens das artes visuais. A comissão julgadora avaliou a criatividade, a originalidade, a qualidade estética e o alinhamento à proposta.

O trabalho de Thaís Yuri Murakami dos Santos, de 11 anos, recebeu Menção Honrosa

A ideia do concurso nasceu em alusão ao aniversário de 110 anos da UFPR, que será comemorado em 2022. O concurso teve a intenção de incentivar a criatividade e promover a produção e difusão artística em âmbito nacional.

A imagem da capa
A criadora da imagem selecionada para a capa da Agenda 2022 é a estudante de bacharelado e licenciatura em Química da UFPR, Maria Jackeline Rodrigues dos Santos. Além dos estudos e de fazer parte da iniciação científica em Físico-Química na UFPR, Maria Jacke (como é chamada) também é ilustradora científica.

Da área das Ciências Exatas, Maria Jacke conta que entrou no universo das artes "para dar um tempo dos conteúdos da faculdade". Os amigos a incentivaram a ilustrar conceitos científicos e assim, de forma autodidata, ela começou a estudar estilos de ilustrações. "Minha relação com a arte é fazer com que as pessoas tenham sentimentos ao observar. Como ilustradora científica meu principal objetivo é trazer conceitos e conteúdos de uma maneira mais lúdica, para que todas as pessoas consigam entender o conteúdo e apreciar arte em conjunto".

Para o concurso da Editora UFPR – primeiro que a estudante participa – a inspiração veio de muitas referências, incluindo até desenho animado. Da figura principal, inspirada em Minerva, deusa grega da ciência, saem todos os outros elementos relacionados ao tema universidade, ciência e pandemia. "Estudando outros artistas, aprendi como colocar esses elementos, fazer uma composição e cores. Acredito que o que forma um artista são as referências e como utilizamos isso", diz a autora da capa.

Maria Jacke é ilustradora científica da Marttes: Artes Científicas, uma iniciativa autoral e autônoma. "Falando sobre Marttes, eu tento trazer conceitos que vemos na graduação, a química ou a ciência por trás das coisas de maneira curiosa como "porque que o vaga-lume brilha?" ou "como funciona o olho humano" e visibilidade para mulheres negras nas ciências". Para ela, disseminar o trabalho de ilustração científica "traria mais visibilidade para divulgação científica, que é de extrema importância, principalmente nesse contexto de pandemia, com tanta desinformação".

Fonte: UFPR
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo