PolĂ­tica

Programa oferece rede pluripartidária de apoio, articulação e cooperação de mulheres na gestão pública

Por Agência Nacional das Favelas

30/08/2021 às 12:30:33 - Atualizado hĂĄ

Uma rede pluripartidĂĄria de apoio, articulação e cooperação de mulheres na polĂ­tica e na gestão pĂșblica. Um caminho para solucionar desafios, fortalecer capacidades e difundir boas prĂĄticas e polĂ­ticas pĂșblicas. Uma abordagem de polĂ­ticas pĂșblicas que considera o impacto da pandemia nos municĂ­pios brasileiros, com olhar transversal sobre os marcadores de gĂȘnero e raça.

Estes são o eixo, o propósito e os desafios do programa GpĂșblicas – Rede de Mulheres na Gestão PĂșblica, uma iniciativa que o Instituto Alziras estĂĄ lançando no próximo dia 31 de agosto, em webinĂĄrio que contarĂĄ com a participação de prefeitas e especialistas em gestão pĂșblica que integram a rede. A organização sem fins lucrativos tem com missão ampliar e fortalecer a presença de mulheres, em toda sua diversidade, na polĂ­tica e na gestão pĂșblica.

O programa GPĂșblicas é uma co-realização do Instituto Alziras, da Fundação Konrad Adenauer e da Porticus em parceria com a Rede de Mulheres Cientistas, Associação do Especialistas em PolĂ­ticas pĂșblicas e Gestão Governamental (ANESP), Confederação Nacional de MunicĂ­pios (CNM), Associação Brasileira de MunicĂ­pios (ABM), Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Escola Nacional de Administração PĂșblica (ENAP) e assessoria técnica da Travessia PolĂ­ticas PĂșblicas.

foto: divulgação


TrĂȘs ciclos de formação estão previstos pelo GPĂșblicas para os meses de agosto, setembro e outubro: combate ao Covid-19, orçamento e finanças municipais, e transparĂȘncia e governo aberto.

Os ciclos de formação contam com webinĂĄrios, com a presença de gestoras e especialistas em polĂ­ticas pĂșblicas; laboratórios de soluções, para intercâmbio de experiĂȘncias e sistematização de boas prĂĄticas, com equipes de técnicos das prefeituras; e desenvolvimento e disseminação de cartilhas e demais materiais formativos. As atividades serão totalmente online, por meio das plataformas Zoom e YouTube.

O primeiro webinĂĄrio, no próximo dia 31, terĂĄ como tema "Enfrentamento ao Covid-19: prĂĄticas exitosas em municĂ­pios governados por mulheres", e contarĂĄ com a participação das prefeitas FĂĄtima Pacheco (DEM), de Quissamã (RJ); Marcia Conrado (PT), de Serra Talhada (PE); Eliene Liberato (PSB), de CĂĄceres (MT); e Francinete Carvalho (PSDB), de Abaetetuba (PA).

Também estarão presentes os especialistas Raphael Bruce, autor do estudo que identificou que cidades governadas por mulheres tiveram 43% menos mortes em decorrĂȘncia da Covid-19; e Edna Maria de AraĂșjo, docente do programa de pós-graduação em saĂșde coletiva na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e coordenadora do grupo de trabalho sobre racismo e saĂșde da Associação Brasileira de SaĂșde Coletiva (ABRASCO).

Após o webinĂĄrio, parte do conteĂșdo serĂĄ disponibilizado no site e redes sociais do GPĂșblicas.

Comunicar erro

ComentĂĄrios Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo