Geral

Organizações denunciam má conservação de estações ferroviárias históricas da Serra do Mar

Por Reportagem: David Musso

19/08/2021 às 18:56:45 - Atualizado há

Organizações de montanhismo do Paraná apresentaram uma representação no Ministério Público estadual, nesta semana, em que denunciam a má conservação de prédios públicos históricos, localizados ao longo da ferrovia da Serra do Mar, que cruza o Parque Estadual do Marumbi. O documento, que é assinado por 7 entidades, aponta situações de descaso e de abandono ao patrimônio público, que foi um grande atrativo do turismo paranaense no passado. O montanhista e vice-presidente da Fundação João José Bigarela, Rafael Gava, diz que os casos de degradação têm se multiplicado.

A Casa do Ipiranga é uma edificação histórica, localizada em Quatro Barras, à margem da ferrovia que liga Curitiba ao Litoral do Paraná. A construção é do início do século passado. Abandonada, hoje apenas parte da fachada da casa permanece em pé. O montanhista diz que o abandono que podia ser observado apenas em edifícios e estações históricas desativadas, passou a ser a realidade de terminais ferroviários em uso. Ele teme um efeito em cascata, de destruição pela falta de manutenção.

Os prédios públicos à margem da ferrovia da Serra do Mar são patrimônios da União. Ainda na década de 90, a administração foi concedida à iniciativa privada, no processo de privatização da Rede Ferroviária Federal S/A. Atualmente o trecho é de responsabilidade da Rumo Logística, mas foi cedido para exploração comercial de turismo à Serra Verde Express. A representação dos montanhistas apresentada ao Ministério Público estadual menciona o mau uso das instalações pelas empresas nos últimos anos.

Prédios históricos sendo utilizados como locais de armazenamento de produtos de limpeza, alojamento de profissionais e cozinha para funcionários. O documento diz que até a gestão de resíduos de esgoto dos prédios é irregular. A representação denuncia o uso de fossas, o que seria proibido em uma unidade de conservação ambiental, como é o Parque Estadual do Marumbi.

O montanhista diz ser um contrassenso as propagandas estatais de turismo no local, para um cenário de descaso e destruição do patrimônio histórico.

Procurado pela reportagem, o Governo do Estado, por meio do Instituto Água e Terra, disse em nota que ainda não foi notificada da representação apresentada pelas entidades ao Ministério Público. Não responderam à reportagem o Ministério da Infraestrutura e as empresas Rumo Logística e Serra Verde Express.

Confira as imagens do atual cenário das estações ferroviárias na Serra do Mar:

Foto: divulgação/(FEPAM)
Foto: divulgação/(FEPAM)
Foto: divulgação/(FEPAM)


Fonte: BandNews
TAGS Geral
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania