Geral Vacinação

Covid: Curitiba amplia vacinação para pessoas com deficiência de 50 anos ou mais na terça (25)

Também poderão ser vacinados com a primeira dose profissionais da educação básica da mesma faixa etária e pessoas de 30 anos ou mais com comorbidades, informou a prefeitura. O grupo de pessoas com deficiência permanente sem o BPC, que começou a ser vacinado na segunda, é estimado em cerca de 31 mil integrantes

Por Jornalista Luciana Pombo

24/05/2021 às 19:37:15 - Atualizado há
Daniel Castellano/SMCS

A vacinação contra a Covid-19 em Curitiba será ampliada a partir de terça-feira (25) para pessoas com deficiência que não recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), de acordo com a prefeitura. Veja os pontos de vacinação no fim da reportagem.

Com isso, poderão receber a primeira dose do imunizante as pessoas com deficiência de 50 anos ou mais. Nesta segunda-feira (24), estava sendo vacinada a faixa de 55 a 59 anos desse grupo.

Segundo a prefeitura, a vacinação com a primeira dose também continua para profissionais da educação básica de 50 anos ou mais e pessoas com comorbidades acima de 30 anos.

Profissionais da educação

Por orientação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), estão sendo chamados apenas professores e trabalhadores da educação básica (creches, CMEIs, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, ensino profissionalizante e Educação de Jovens e Adultos).

A imunização dos profissionais de educação acontece das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, em dez pontos de vacinação, um por distrito sanitário. O profissional precisa se dirigir especificamente ao ponto de vacinação da região onde está a escola em que trabalha.

É preciso levar uma declaração fornecida pela instituição de educação e um documento que comprove a vinculação ativa do profissional com a escola.

A declaração fornecida pela instituição deve seguir estritamente o modelo disponibilizado pela Secretaria de Saúde e precisa ser assinada e carimbada por um responsável, que representa a escola perante o distrito sanitário da região.

Pessoas com deficiência

O grupo de pessoas com deficiência permanente sem o BPC, que começou a ser vacinado na segunda, é estimado em cerca de 31 mil integrantes, informou a prefeitura. As pessoas com deficiência com BPC já foram contempladas na primeira etapa do grupo de comorbidades.

Segundo a prefeitura, as demais, que não atendiam ao critério socioeconômico estabelecido pelo Ministério da Saúde, seriam vacinadas na sequência do grupo de comorbidades, mas agora estão sendo atendidas antecipadamente.

Critérios para vacinação das pessoas com deficiência permanente:

Para receber a primeira dose do imunizante nos pontos de vacinação da cidade, a pessoa com deficiência precisará apresentar qualquer um dos documentos abaixo, além de um comprovante de residência de Curitiba.

Cartão-transporte da Urbs de isento para Pessoa Com Deficiência Permanente (identificado com a letra I no canto superior)

Identidade emitida a partir de 2019 com a indicação "Pessoa com Deficiência"

Declaração médica disponibilizada no portal do CRM-PR, emitida pelo médico que acompanha, com a indicação da deficiência permanente

Pessoa com deficiência permanente acompanhada pelas Unidades de Saúde de Curitiba receberão uma mensagem pelo aplicativo do Saúde Já avisando que poderão ser vacinadas.

Nesse caso, é só conferir o cronograma da idade e comparecer a um dos locais de vacinação com o documento de identificação e comprovante de endereço.

Em relação às pessoas com deficiência acamadas, um familiar ou responsável deverá fazer contato com a unidade de saúde de referência para solicitar a vacinação em casa.

Pontos de vacinação em Curitiba:

Locais fixos - 8h às 17h (em negrito, os locais para profissionais da educação; pessoas com deficiência podem ir a qualquer um deles)

Pavilhão do Parque Barigui

Unidade de Saúde Salvador Allende, na Rua Celeste Tortato Gabardo, 1.712, no Sítio Cercado

US Parigot de Souza, na Rua João Eloy de Souza, 11, Sítio Cercado

US Vila Diana, na Rua René Descartes, 724, no Abranches

US Jardim Paranaense, na Rua Pedro Nabosne, 57, no Alto Boqueirão

US Visitação, na Rua Dr. Bley Zornig, 3136, no Boqueirão

US Camargo, na Rua Pedro Violani, 364, no Cajuru

US Uberaba, na Rua Cap. Leônidas Marques, 1392, no Uberaba

Clube da Gente CIC, na Rua Hilda Cadilhe de Oliveira

US Ouvidor Pardinho, na Rua 24 de Maio, 807, na Praça Ouvidor Pardinho

US Vila Feliz, na Rua Pedro Gusso, 866, no Novo Mundo

US Aurora, na Rua Theofhilo Mansur, 500, no Novo Mundo

US Pinheiros, na Rua Joanna Emma Dalpozzo Zardo, 370, em Santa Felicidade

Rua da Cidadania do Tatuquara, na Rua Olivardo Konoroski Bueno

Rua da Cidadania do Fazendinha, na Rua Carlos Klemtz, 1700.

US Fernando de Noronha, na Rua João Mequetti, 389, no Santa Cândida

Centro de Referência, esportes e atividade física, na Rua Augusto de Mari, 2150, no Guaíra

Centro de Esporte e Lazer Avelino Vieira, na Rua Guilherme Ihlenfeldt, 233, no Bacacheri.

Fonte: G1
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo