Grande Curitiba Ônibus

Curiosidades sobre os novos ônibus elétricos de Curitiba

Curitiba, conhecida por ser pioneira no transporte coletivo no Brasil, deu um novo passo significativo ao introduzir seis ônibus 100% elétricos na linha Interbairros I, que percorre 14 bairros da cidade.

Por Da Redação

27/07/2024 às 07:42:18 - Atualizado há
Foto: InsideEVs Brasil - UOL

Curitiba, conhecida por ser pioneira no transporte coletivo no Brasil, deu um novo passo significativo ao introduzir seis ônibus 100% elétricos na linha Interbairros I, que percorre 14 bairros da cidade.

Estes novos veículos, que começaram a circular em 15 de julho de 2024, substituíram os antigos carros a combustão e trouxeram várias curiosidades e dúvidas entre os moradores. Essas dúvidas foram esclarecidas pela “Banda B“.

Uma passageira, que utiliza o transporte coletivo diariamente, questiona sobre o processo de recarga e a ausência de ruído nos novos ônibus.

De acordo com Paulo Sérgio Zageski, gerente corporativo de manutenção do Grupo Sorriso, os ônibus elétricos são sustentáveis, não emitem gases de efeito estufa e têm uma durabilidade maior.

Eles também são mais eficientes, com uma eficiência de motor de 95%, comparada aos 33% dos motores a combustão.

Além disso, os novos veículos são silenciosos, equipados com ar condicionado e tomadas USB para carregar celulares.

Zageski também explicou que os motoristas precisam passar por um treinamento especial para conduzir os ônibus elétricos devido ao processo de regeneração de energia, que ocorre em declives ou quando se mantém distância do veículo da frente.

Este processo aproveita a energia cinética, aumentando a autonomia dos ônibus, que podem rodar até 280 km com uma carga completa.

O novo modelo BYD D9W, utilizado em Curitiba, possui 13,2 metros de comprimento e é equipado com baterias de ferro-lítio-fosfato, que garantem uma autonomia de 250 km e uma recarga completa em aproximadamente 2 horas.

Cada ônibus elétrico evita a emissão de 118,7 toneladas de CO2 por ano, o que equivale ao plantio de 847 árvores por veículo.

Eles também podem reduzir os custos operacionais em até 70% e são considerados seguros e silenciosos.

A descarbonização da frota é uma meta do Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima), que prevê que 33% da frota do transporte coletivo seja composta por ônibus de zero ou baixa emissão até 2030 e 100% até 2050, conforme os objetivos do Acordo de Paris e da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Os novos ônibus elétricos são vistos como uma melhoria significativa no transporte coletivo de Curitiba, proporcionando mais conforto e benefícios ambientais aos passageiros.

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