Geral Clima

Estudo do MIT Revela: Mudanças nas Correntes Marítimas Podem Provocar Catástrofe Climática

Pesquisa indica que o enfraquecimento das correntes oceânicas pode acelerar o efeito estufa e intensificar as mudanças climáticas, alertando para a urgência de ações globais

Por Jornalista Luciana Pombo

11/07/2024 às 13:52:54 - Atualizado há
clima

Um estudo recente conduzido por cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, alerta sobre o futuro do planeta e da humanidade. A pesquisa indica que mudanças nas correntes marítimas podem provocar uma catástrofe climática.

Os pesquisadores explicam que o enfraquecimento do fluxo das águas oceânicas pode resultar no aumento do acúmulo de dióxido de carbono na atmosfera, acelerando o efeito estufa e intensificando as mudanças climáticas. Além disso, o processo de alteração nas correntes marítimas pode criar um círculo vicioso, onde as modificações na circulação influenciam as mudanças climáticas, e vice-versa.

Os cientistas destacam que as correntes marítimas estão se tornando cada vez mais lentas, o que pode levar os oceanos a liberar mais dióxido de carbono armazenado nas águas profundas. Esse desequilíbrio afeta a relação entre ferro, carbono, nutrientes, microorganismos da superfície e moléculas chamadas "ligantes", que se ligam às proteínas. A liberação adicional de CO? das profundezas para a superfície e, eventualmente, para a atmosfera, pode aumentar ainda mais o aquecimento global e acelerar o derretimento de geleiras.

O estudo, publicado na revista Nature Communications, enfatiza a urgência de intensificar os esforços globais para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e reverter as mudanças climáticas. Os cientistas do MIT reforçam a importância de ações imediatas para mitigar os impactos negativos no equilíbrio dos oceanos e no clima global.

 

#BlogLucianaPombo

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo