Educação Ortigueira

Ações sustentáveis são valorizadas em Ortigueira

O terceiro ano A da Escola Municipal do Campo Libertação Camponesa, em Ortigueira, da professora Magda de Melo Domingues, desenvolveu um trabalho sobre meio ambiente e sustentabilidade por meio da videoaula do Vamos Ler - Geração Digital em parceria com a Brasilcap.

Por A Rede

19/06/2024 às 13:10:50 - Atualizado h√°
Foto: aRede

O terceiro ano A da Escola Municipal do Campo Libertação Camponesa, em Ortigueira, da professora Magda de Melo Domingues, desenvolveu um trabalho sobre meio ambiente e sustentabilidade por meio da videoaula do Vamos Ler - Geração Digital em parceria com a Brasilcap. A docente comenta como o trabalho foi desenvolvido, por meio de contextualização com o per√≠odo junino, al√©m de roda de conversa sobre a importância das questões ambientais em nossa vida.

"Eles assistiram v√≠deos sobre o tema e tiraram duvidadas relacionadas. Como estamos vivendo um per√≠odo de festas juninas, aproveitamos e falamos sobre as queimadas que tanto prejudicam o meio ambiente e de como podemos evitar. Assim, se tornou uma aula mais prazerosa e levamos o tema para um lado mais l√ļdico. Como dia 5 de junho √© comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, conversamos sobre a importância desse dia e como estamos vendo os efeitos de não ter cuidado do meio ambiente, explorando de maneira predatória os recursos naturais", aponta a educadora.

Magda elenca que o objetivo foi tentar reverter a situações por meio de estudo, trabalho e novas formas de exploração mais consciente, visando a sustentabilidade, e que medidas simples do dia a dia ajudam nesse processo de mudanças. Tamb√©m, foi lembrado que num futuro próximo os alunos serão os adultos que tomarão decisões importantes para o meio ambiente.

"Não √© só os pol√≠ticos e grandes empres√°rios que t√™m essa responsabilidade, que medidas que tomamos, simples, tamb√©m podem fazer grandes mudanças, e essas mudanças acontecem agora, que eles são crianças e vão aprender para que no futuro consigam tomar as melhores decisões. Aprender a importância da sustentabilidade para o meio ambiente, principalmente no meio rural que estamos inseridos, que necessitamos tanto de um equil√≠brio entre o meio ambiente e a produção da agricultura. Respeitando o ciclo da natureza, buscando alternativas de mat√©rias biodegrad√°veis, economizando √°gua, energia e reaproveitando mat√©rias que seriam descartados na natureza", complementa a professora.

Para fechar a docente cita que, conversando com os estudantes, estes foram pontuando atitudes que poderiam ser melhoradas na casa e no s√≠tio em que vivem, falando que não sabiam que atitudes simples poderiam ajudar o meio ambiente e a sustentabilidade, al√©m de que vão melhorar os h√°bitos no dia a dia para contarem às fam√≠lias como √© importante cuidar do meio ambiente. "Que, se todos fizeram a sua parte, fica mais f√°cil a busca de viver em harmonia com a natureza", conclui a educadora.


Fonte: A Rede
Comunicar erro

Coment√°rios Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo