Litoral Cidades

Com obras na Vila Garcia, Paranaguá chega a 180 km de vias pavimentadas nos últimos 7 anos

Slide anteriorPróximo slide 1/4 Vila Garcia já recebeu pavimentação em outras vias ao longo dos últimos 7 anos.

Por Da Redação

12/06/2024 às 20:37:08 - Atualizado há
  • Vila Garcia já recebeu pavimentação em outras vias ao longo dos últimos 7 anos. Foto: Prefeitura de Paranaguá 1/4 Vila Garcia já recebeu pavimentação em outras vias ao longo dos últimos 7 anos. Foto: Prefeitura de Paranaguá
  • A etapa finalizada contempla mais 1.500 metros de vias, entre elas as que fazem o trajeto do transporte coletivo no bairro. Foto: Reprodução 2/4 A etapa finalizada contempla mais 1.500 metros de vias, entre elas as que fazem o trajeto do transporte coletivo no bairro. Foto: Reprodução
  • FOTO 3 PAVIMENTAÇÃO 3/4 Com a pavimentação da Vila Garcia, chega a 180 km o total de vias pavimentadas na atual gestão, diz secretário de Obras. Foto: Reprodução
  • Além do asfalto em si, outras intervenções são feitas nas ruas, como a base do pavimento, calçadas, iluminação em LED e obras de drenagem. Foto: Reprodução 4/4 Além do asfalto em si, outras intervenções são feitas nas ruas, como a base do pavimento, calçadas, iluminação em LED e obras de drenagem. Foto: Reprodução

Quem vive em ruas pavimentadas muitas vezes não imagina as dificuldades enfrentadas por quem transita em vias sem asfalto. Além do conforto, uma rua asfaltada oferece uma série de melhorias, como base adequada, calçadas, iluminação em LED e obras de drenagem, beneficiando condutores de carros, motocicletas, veículos maiores, ciclistas e pedestres. Essa realidade agora abrange os moradores de cerca de 180 km de ruas e avenidas de Paranaguá.

Na semana passada, foi a vez de finalizar a pavimentação de mais 1,5 km (1.500 metros) de vias da Vila Garcia, bairro que vem recebendo investimentos em asfaltamento ao longo dos últimos anos, conforme já noticiou o JB Litoral.

Segundo o prefeito Marcelo Roque (PSD), além de melhorar a mobilidade, a pavimentação proporciona qualidade de vida. "Já fizemos uma parte na Vila Garcia, onde estamos finalizando agora nessas ruas principais e contemplando também algumas paralelas, no meio do bairro. Então, estamos chegando no final do mandato com infraestrutura de qualidade em toda a cidade e aqui na Vila Garcia não é diferente", declarou, durante visita para acompanhar as obras.


As vias asfaltadas


De acordo com a Prefeitura de Paranaguá, essa nova etapa contemplou a Avenida Dona Julieta e a Rua Edival Vidal Ribeira Filho, completando o trajeto do ônibus que passa pelo bairro, além das ruas Marlene de Fátima Ihabuinski, Aníbal de Castro, Alcemiro Luciano e as travessas Roseni de Moura e Virgínia Ribeiro da Silva.

O secretário Municipal de Obras Públicas, Ildeivan da Silva Júnior, ressalta as etapas e a mão de obra que envolvem a pavimentação das vias. "A gente executou a pavimentação em, aproximadamente, 40 dias. Iniciou a drenagem um pouquinho antes, totalizando 1,5 km de pavimentação nessas sete ruas da Vila Garcia", disse o secretário, em conversa com o JB Litoral.

"Sobre a mão de obra utilizada nos serviços, existe um contrato específico para a aplicação do CBUQ [asfalto], mas a parte de terraplenagem, meio fio e drenagem, foi a Secretaria de Obras que executou com mão de obra própria", completou Ildeivan.


Investimentos


Para a aplicação do asfalto nas vias da cidade, o Poder Municipal contratou, por meio da Concorrência Pública 6/2023, em junho do ano passado, a empresa BRF Engenharia de Obras. A empresa foi encarregada da execução de 3 mil m³ de fresagem descontínua a frio, incluindo varrição, limpeza e transporte; aplicação de 15 mil toneladas de CBUQ (concreto betuminoso usinado à quente) e; aplicação de 2.400 toneladas de tapa-buraco, tudo pelo valor de R$ 2.578.860,00.

A contratação de uma empresa especializada na aplicação de CBUQ para camada de rolamento, na execução de tapa-buraco para recomposição do pavimento e na fresagem a frio é de extrema importância para atender aos serviços de manutenção e conservação das vias públicas deste município. Estas estão danificadas devido ao desgaste causado pela ação abrasiva dos pneus de veículos, envelhecimento do pavimento, afundamentos, ondulações, fendas (fissuras e trincas), buracos, entre outros“, explica Ildeivan.


Marco


Ainda segundo o responsável pela pasta de Obras Públicas, com a pavimentação realizada nessa etapa da Vila Garcia, a atual gestão chega aos 180 km de asfalto nos últimos oito anos. "Somando essas ruas da Vila Garcia e uma via que estamos preparando no Jardim Samambaia, chegamos a importante marca dos 180 km, desde o início da gestão", finalizou Ildeivan da Silva Júnior.




Fonte: JB Litoral
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo