Sa√ļde Covid-19

Nova fase da mobilização nacional pretende vacinar 70 milhões de pessoas

O Movimento Nacional pela Vacinação, campanha encabeçada pelo Minist√©rio da Sa√ļde, entrou em nova etapa e pretende vacinar ao menos SETENTA milhões de pessoas contra a Covid-19.

Por Brasil 61

10/06/2024 às 12:43:01 - Atualizado h√°
Foto: Brasil 61

O Movimento Nacional pela Vacinação, campanha encabeçada pelo Ministério da Sa√ļde, entrou em nova etapa e pretende vacinar ao menos SETENTA milhões de pessoas contra a Covid-19. Na primeira quinzena de maio, o Brasil recebeu DOZE MILHÕES E MEIO de doses que protegem também da nova variante em maior circulação no pa√≠s hoje — a XBB. Esse lote est√° sendo distribu√≠do para todas as Unidades da Federação, que t√™m autonomia para começar a aplicação imediatamente.

Estados como Minas Gerais, Pernambuco e Cear√°, e o Distrito Federal j√° começaram a aplicar as vacinas monovalentes XBB. As salas de vacinação do Recife, em Pernambuco, iniciaram, na quarta-feira, 22 de maio, a aplicação das doses da nova vacina. E é grande a expectativa de proteção contra a doença, como explica a gerente do programa de imunização do Recife, N√°dia Carneiro.

"Esse momento da nova atualização da cepa da composição da vacina do Covid é um marco significativo, assim como foi da bivalente. É um marco também a vacina fazer parte do calend√°rio de rotina infantil. E para o grupo priorit√°rio, é muito importante que esta vacina esteja dispon√≠vel, porque é a composição adequada de maior circulação, para que a gente tenha uma proteção com mais efici√™ncia."

Segundo o Ministério da Sa√ļde, este primeiro lote ser√° suficiente para atender a todos que precisam neste momento — e não vão faltar doses para o p√ļblico priorit√°rio.

O presidente da Sociedade Mineira de Infectologia, Adelino de Melo Freire Junior, reforça que as vacinas vão sendo atualizadas de acordo com as novas cepas dos v√≠rus que circulam, como o que acontece com a vacina da gripe anualmente. Por isso, os grupos mais vulner√°veis precisam estar com a vacinação em dia para não contrariem a doença.

"Essa nova vacina que chega é uma atualização necess√°ria, porque o v√≠rus evoluiu e as vacinas anteriores deixam de ter uma proteção tão eficiente. Então, a vacina nova que est√° chegando é necess√°ria para a gente se proteger de forma mais ativa contra o v√≠rus que circula hoje."

O Ministério da Sa√ļde ressalta a necessidade do reforço anual da vacina contra a Covid-19. Neste momento, apenas os priorit√°rios e as crianças tem recomendação de um reforço anual. Segundo as autoridades de sa√ļde, a imunização é a principal medida de prevenção contra as formas graves da doença, hospitalizações e óbitos.

A vacina contra a Covid-19 est√° atualizada e dispon√≠vel nas Unidades B√°sicas de Sa√ļde. Crianças de seis meses a menores de cinco anos, idosos e demais grupos priorit√°rios devem receber o imunizante.

Procure uma Unidade B√°sica de Sa√ļde, leve a caderneta e vacine-se contra a Covid-19.

Fonte: Brasil 61
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo