Grande Curitiba Geral

Encontro de Saúde Coletiva de Curitiba reúne profissionais em debates e troca de experiências

COM ASSESSORIAS – Começou nesta quarta-feira (22/5) o 11º Encontro de Saúde Coletiva de Curitiba (11º ESCC), promovido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Por Da Redação

22/05/2024 às 15:58:11 - Atualizado há

COM ASSESSORIAS – Começou nesta quarta-feira (22/5) o 11º Encontro de Saúde Coletiva de Curitiba (11º ESCC), promovido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Com três dias de programação, o encontro reúne cerca de dois mil participantes, entre servidores da SMS e da Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas), representantes de prestadores do SUS Curitibano, além de pesquisadores, professores e estudantes.

O vice-prefeito Eduardo Pimentel participou do evento e levou seu carinho aos profissionais reunidos no Centro Universitário UniBrasil, onde acontece o 11º ESCC.

"Essa intensa troca de experiências mostra o vigor do servidor da Prefeitura de Curitiba e como nós fortalecemos a nossa liderança nacional e internacional na Saúde", elogiou Eduardo Pimentel.

"Reforço meu compromisso com a Saúde de Curitiba, com a manutenção de investimentos e com as pessoas que fazem a saúde pública de Curitiba, para que tenham cada vez mais melhores condições de trabalho em benefício de nossa população", ressaltou o vice-prefeito de Curitiba.

Programado para acontecer em 2020, o 11º ESCC foi adiado em decorrência da pandemia de covid-19, assim como aconteceu com muitos outros eventos em todo o mundo. Com o objetivo de debater temas relevantes para a saúde pública e incentivar o compartilhamento de experiências, com vistas à melhoria da atenção à saúde da população, o encontro perderia muito se realizado de forma virtual.

Saúde 4.1

Neste ano, foram inscritos 435 trabalhos, a maioria de servidores da SMS e Feas, que contam das experiências do cotidiano dos profissionais do SUS Curitibano. O tema "Saúde 4.1: uma Curitiba mais Humana e conectada na sua Saúde" é o fio condutor dos debates presentes durante todo o encontro.

"A Saúde 4.1 é uma realidade em nossa secretaria. Estamos aqui mostrando o que já fazemos, e não é de agora", analisou a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.

De acordo com ela, desde o final da década de 1990 a incorporação de novas tecnologias na Saúde de Curitiba é um processo de melhoria contínua. "Mas nada disso tem sentido se não for aplicado em benefício das pessoas, que é o nosso foco principal e permanente", disse, elogiando o volume de trabalhos inscritos que vão compartilhar experiências já aplicadas nos diversos serviços do SUS Curitibano e que contribuem para a melhoria do atendimento ao cidadão.

Opinião compartilhada com a deputada estadual Márcia Huçulak, ex-secretária da Saúde de Curitiba, que destacou a capacidade exemplar dos profissionais do SUS da capital paranaense.

"O SUS Curitibano tem o DNA de resiliência, de inovação, de dedicação e de sempre buscar fazer o melhor para o nosso cidadão. É o DNA do amor ao próximo manifestado no cuidado que nós temos todos os dias com os mais de 10 mil servidores da Saúde municipal", disse, emocionada, Márcia Huçulak.

Programação

Nos três dias de programação, os dois mil participantes poderão participar de oito mesas redondas e oito Diálogos da Saúde onde estão envolvidos 79 convidados, representantes de diversas instituições de saúde pública do país, entre eles, Ministério da Saúde, universidades, SMS, Conass, entre outros.

Também acontecerão três eventos paralelos: o 2º Encontro de Integração Ensino-Serviço no SUS Curitiba, com o tema "A ciência produzida no SUS Curitiba nos tempos de Saúde 4.1"; o 1º Encontro de Vigilância Sanitária de Curitiba, dirigido aos trabalhadores da Vigilância em Saúde do município; e a Semana da Enfermagem 2024, tradicional evento anual que visa promover o congraçamento entre os profissionais de enfermagem através de encontros científicos, culturais e sociais.

A programação segue até as 18 horas da sexta-feira (24/5).

Presenças

Também participaram da abertura do 11º ESCC a reitora da UniBrasil, Dra. Camile Luciane da Silva; o coordenador do Encontro, Antonio Dercy Silveira; o diretor presidente da Feas, Sezifredo Paz; o superintendente Executivo da SMS, Juliano Gevaerd; a Superintendente de Gestão, Flávia Quadros; além de diretores e supervisores distritais da SMS.

A Aula Magna, com o tema "Inovação", foi proferida pelo jornalista Pedro Dória, colunista dos jornais O Globo, O Estado de S. Paulo e da rádio CBN.

TAGS Geral
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo