Litoral Copa Mundo do Futsal

Paranaguá vibra com a Copa Mundo do Futsal: esporte, turismo e desenvolvimento de mãos dadas na Cidade Mãe do Paraná

A 4ª edição da Copa Mundo do Futsal começa nesta segunda-feira (20) e segue até o domingo (26), reunido 12 equipes de alto nível, sendo nove internacionais e três brasileiras.

Por JB Litoral

20/05/2024 às 03:40:47 - Atualizado há
Foto: Divulgação
Paranaguá se prepara para receber, a partir desta segunda-feira (20), a 4ª edição da Copa Mundo do Futsal, evento que promete agitar a cidade até o próximo domingo (26). A abertura do torneio, marcada para às 20h, contará com a presença ilustre de Falcão, um dos maiores nomes do futsal mundial e quatro vezes eleito o melhor jogador do mundo.

Para assistir ao jogo de abertura, os interessados podem garantir seus ingressos gratuitamente, mediante a doação de 1 kg de ração na Arena Albertina Salmon, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 19h. A competição propriamente dita começa na terça-feira (21) e segue até o domingo (26), com jogos das 10h às 20h, também na arena. A entrada para os jogos será solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível.

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque (PSD), está entusiasmado com a realização do evento na cidade. "Eventos como a Copa Mundo do Futsal elevam o nome da nossa cidade internacionalmente, além de fomentar o comércio e o turismo locais. Essa visibilidade é fundamental para o desenvolvimento de Paranaguá. Ficamos muito felizes em sediar a competição e com a visibilidade que conquistamos", afirma.


12 equipes de renome


A Copa Mundo do Futsal reunirá 12 equipes de alto nível, sendo nove internacionais e três nacionais, proporcionando aos fãs do esporte uma experiência única. Entre os destaques, estão o Mallorca Palma, da Espanha, atual campeão da Champions League de Futsal e considerado o melhor time do mundo na temporada 22/23, e o Rio Branco/Apaf, representante da cidade-sede, que certamente contará com o apoio da torcida local.

A fase classificatória da competição será disputada nos três primeiros dias. Além das equipes citadas, o torneio contará com a participação do JEC Krona (Joinville/SC), finalista da última Copa Mundo da categoria, e do Vasco da Gama (Rio de Janeiro), que prometem disputar o título com força. Completam a lista de participantes: NY Ecuador (EUA), Toronto Azurri (Canadá), Atlas Futsal (Colômbia), Kimberley e Deportivo Moron (Argentina), Alma Futsal (Japão), Fitzroy Tigers (Austrália) e Torpedo Futsal (Rússia), o que garante um alto nível técnico e um grande espetáculo para o público.


Impacto econômico e turístico: um ciclo virtuoso


Ao JB Litoral, o secretário municipal de Esportes, Helton Ambrósio, destaca o impacto positivo do evento para o desenvolvimento econômico e turístico de Paranaguá. "Além de promover a movimentação esportiva, o evento gera movimentação econômica e turística. Este ano, estamos recebendo nove países diferentes, o que é muito positivo, pois recebemos pessoas de várias culturas que vêm e deixam seu dinheiro em nossa cidade, adquirem itens locais e os levam para seus países, gerando renda e emprego", explica o secretário, revelando a importância do evento para a economia local.

Helton ainda ressalta o papel do investimento público na área. "A realização de eventos desse porte é um reflexo do pesado investimento no esporte feito pelo prefeito Marcelo Roque, tanto no investimento em eventos quanto na infraestrutura. Sem a modernização da Arena Albertina Salmon, não conseguiríamos trazer uma competição de proporção internacional como esta. Esses investimentos no setor esportivo têm sido muito importantes e nos credenciaram a sediar grandes eventos como a Copa Mundial de Futsal", diz.

O secretário municipal de Esportes, Helton Ambrósio, destaca o impacto positivo do evento para o desenvolvimento econômico e turístico de Paranaguá. Foto: Prefeitura de Paranaguá
O secretário municipal de Esportes, Helton Ambrósio, destaca o impacto positivo do evento para o desenvolvimento econômico e turístico de Paranaguá. Foto: Prefeitura de Paranaguá

Movimentação na hotelaria


A Copa Mundo do Futsal também impacta positivamente o setor hoteleiro da cidade. O JB Litoral conversou com Kellyn David, gerente do Camboa Hotel, na última sexta-feira (17); ela confirmou que a hospedaria já está com 80% de sua capacidade reservada para as delegações de futsal, e que a expectativa é de receber cerca de 180 pessoas durante o evento.

"A necessidade deles é de 100% do hotel, mas não fechamos essa quantidade porque temos nossos hóspedes habituais, que são aqueles que sempre estão na casa. Mas 80% dos quartos já estão reservados para as delegações de futsal e, inclusive, nesta sexta-feira, chegou a delegação da Rússia", contou.

A gerente do Camboa, Kellyn David, afirma que o hotel está com 80% da lotação reservada para os jogadores. A primeira delegação chegou na última sexta-feira (17). Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral
A gerente do Camboa, Kellyn David, afirma que o hotel está com 80% da lotação reservada para os jogadores. A primeira delegação chegou na última sexta-feira (17). Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

O Camboa dispõe de 134 quartos, com os jogadores acomodados, principalmente, em apartamentos triplos e quádruplos. Embora o hotel costume ter uma alta demanda de executivos que visitam a cidade a trabalho por conta do porto, o aumento no número de hóspedes exige um reforço nas operações.

"Para atender a essa demanda com qualidade, aumentamos nosso quadro de funcionários em cerca de 10% durante o período do evento. Esse crescimento também se reflete nos demais comércios da cidade, já que os turistas frequentam supermercados, restaurantes, farmácias e lojas", afirmou a gerente.  

O entusiasmo de Kellyn reflete a importância crescente do turismo para Paranaguá. "Ficamos muito felizes com esse tipo de evento, pois quando o Poder Público entende que o turismo traz consideráveis benefícios econômicos para a cidade e para a população em geral, é um verdadeiro impulso. Paranaguá está começando a investir nesse setor", detalhou, enfatizando a importância do evento para o setor hoteleiro.


Hotéis lotados


Outro hotel que também já está lotado por conta da Copa Mundo do Futsal é o Porty Brasil, no centro da cidade. Ane Hermann, proprietária do local, compartilha da mesma perspectiva. "Toda vez que há eventos em Paranaguá, ficamos muito felizes e empolgados. O evento aquece não somente a rede hoteleira, mas o comércio local. Já sentimos o reflexo da Copa Mundo do Futsal nesta semana, com a chegada de uma delegação nesta sexta-feira (17) e a reserva de todos os nossos 46 quartos para a semana da competição", destaca Ane ao JB Litoral.

A proprietária do Porty Brasil, Ane Hermann, também comemora o aumento na demanda por conta da Copa Mundo do Futsal. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral
A proprietária do Porty Brasil, Ane Hermann, também comemora o aumento na demanda por conta da Copa Mundo do Futsal. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

De acordo com a empresária, o setor hoteleiro vê com orgulho o investimento do Poder Público em turismo e eventos de grande porte na cidade. Ela destaca que as atividades trazem vida e energia para Paranaguá.

"Nossa cidade é voltada para o porto e costuma ter mais movimento durante a semana, por conta dos executivos que se hospedam. No entanto, aos finais de semana, eles retornam para suas cidades e os hotéis ficam vazios. Então, eventos como a Copa Mundo do Futsal ajudam a preencher os hotéis também nos fins de semana. Além disso, os turistas trazem vida, são alegres, espontâneos e vêm com aquela energia jovem. É muito agradável", acrescenta Ane.

Turismo e comércio


José Reis de Freitas Neto, presidente da Câmara Setorial de Turismo, Hotéis e Restaurantes da Associação Comercial Industrial e Agrícola de Paranaguá (ACIAP), ressalta a importância da Copa Mundo do Futsal para a cadeia do turismo da cidade. "Esse evento atinge tanto o visitante quanto o turista, que é quem pernoita na cidade. Eventos desse porte são extremamente importantes para a cadeia do turismo, abrangendo restaurantes, serviços, transportes e hotéis. Gostaríamos de ter mais eventos como este, pois são vitais para nossa economia", afirma ao JB Litoral.

Ele enfatiza a necessidade de maior colaboração entre o setor público e a iniciativa privada. Para ele, é fundamental que a iniciativa privada lidere os esforços para a realização de eventos em conjunto com a Prefeitura, destacando o papel facilitador do governo local.

José Reis de Freitas Neto, presidente da Câmara Setorial de Turismo, Hotéis e Restaurantes da ACIAP, ressalta a importância da Copa Mundo do Futsal para a cadeia do turismo da cidade. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral
José Reis de Freitas Neto, presidente da Câmara Setorial de Turismo, Hotéis e Restaurantes da ACIAP, ressalta a importância da Copa Mundo do Futsal para a cadeia do turismo da cidade. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

"Sabemos que não basta apenas o Poder Público agir, como ocorre com a Copa do Mundo de Futsal, organizada pela Prefeitura em parceria com a iniciativa privada. O ideal é que a iniciativa privada lidere esses eventos em conjunto com a Administração Municipal. Nosso papel é facilitar esse diálogo para incentivar os empresários a investirem, mostrando que o turismo é um setor viável. Isso depende do amadurecimento dos empresários locais, que precisam acreditar no potencial do turismo", conclui José Reis de Freitas Neto.

Fonte: JB Litoral
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo