Política Assembleia Legislativa do Paraná

Ana Júlia denuncia discriminação na tramitação de projetos na Alep

Na sessão desta segunda-feira, a deputada questionou a tramitação de projetos de lei na Assembleia: "O projeto que apresentei não anda porque eu sou mulher, jovem e da oposição?" Foto: Divulgação A deputada estadual Ana Júlia Ribeiro (PT) denunciou na sessão desta segunda-feira (6), a discriminação que existe na tramitação de projetos de lei na Assembleia Legislativa do Paraná.

Por Correio do Litoral

07/05/2024 às 12:02:34 - Atualizado há
Foto: Divulgação

Na sessão desta segunda-feira, a deputada questionou a tramitação de projetos de lei na Assembleia: "O projeto que apresentei não anda porque eu sou mulher, jovem e da oposição?"

A deputada estadual Ana Júlia Ribeiro (PT) denunciou na sessão desta segunda-feira (6), a discriminação que existe na tramitação de projetos de lei na Assembleia Legislativa do Paraná.

A parlamentar usou como exemplo o projeto de lei 78, apresentado por ela no ano passado, que altera a estrutura da Polícia Civil para acolher melhor as mulheres vítimas de violência. Enquanto o projeto da petista está parado, uma matéria semelhante, porém genérica, protocolada meses depois por um deputado homem já avançou na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e está na Comissão da Mulher.

"O projeto que apresentei é bem fundamentando, de extrema relevância, e conta inclusive com a contribuição da controladoria das Delegacias da Mulher. Por que está sendo ignorado? É porque eu sou mulher, jovem e da oposição?", questionou.

Segundo Ana Júlia, não é o mérito do projeto que está em jogo. "A diferença é que o deputado que apresentou o outro projeto é homem, e eu sou mulher. Quando uma deputada protocola um projeto construído por mulheres, não vai para frente. Quando um homem protocola projeto sobre mulheres, ele anda".

De acordo com a parlamentar, muitas vezes a discriminação contra a mulher acontece silenciosamente. Ela ainda afirmou que é necessário expor esse tipo de comportamento para que haja avanços. "Estamos aqui para modificar a forma da política e precisamos votar projetos que de fato mudem a vida das pessoas".

Segundo Ana Júlia, é preciso um sistema eficiente para pautar os projetos apresentados pelos deputados, pois "algumas matérias não andam por causa de quem assina".

Após o posicionamento de Ana Júlia, outros deputados se manifestaram por melhorias na tramitação de projetos, entre os quais Renato Freitas, Luiz Cláudio Romanelli, Cristina Silvestri, Tercílio Turini.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania