Litoral Cidades

População de Paranaguá pode participar de oficinas gratuitas de Jongo, dança afro-brasileira; saiba como participar

*Com informações da Prefeitura de Paranaguá A cidade de Paranaguá está reforçando sua conexão com as raízes culturais afro-brasileiras por meio do projeto “Os Africanos Daqui, Herança Ancestral”.

Por Da Redação

17/04/2024 às 19:59:06 - Atualizado há

*Com informações da Prefeitura de Paranaguá

A cidade de Paranaguá está reforçando sua conexão com as raízes culturais afro-brasileiras por meio do projeto “Os Africanos Daqui, Herança Ancestral”. Idealizado por Jakeline Taylor, coordenadora do Coletivo Afroparnanguara, o projeto foi contemplado pelo edital da Lei Paulo Gustavo, uma iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur).

O Jongo era uma das possibilidades de lazer e resistência à dominação colonial dos trabalhadores negros escravizados nas lavouras de café e cana de açúcar. Foto: Divulgação blog Comunidade Dito Ribeiro

A iniciativa oferece à população oficinas gratuitas de Jongo, uma tradicional dança de roda umbigada que é parte integrante da cultura afro-brasileira. O objetivo é ensinar os passos da dança para preservação e revitalização da memória cultural afro-brasileira na região.

Jakeline, que descobriu sua paixão pelo Jongo em sua cidade natal, Rio de Janeiro, compartilha que a inspiração para o projeto veio de uma vivência pessoal marcante. “Conheci a dança do Jongo durante um evento no mês da Consciência Negra, sob o viaduto da Madureira, no Rio. Aquilo transformou minha percepção e meu vínculo com minha herança cultural“, relata a coordenadora.

As oficinas são uma oportunidade para a comunidade local mergulhar em uma experiência cultural profunda, que transcende a simples aprendizagem de passos de dança, proporcionando um espaço de resistência, memória e celebração.

As sessões estão programadas para ocorrer aos sábados, nos dias 20 e 27 de abril e 04 de maio, das 10h às 11h30, na Associação de Moradores do Nilson Neves, na Rua das Hortências, 23, localizada atrás do Corpo de Bombeiros.

Os interessados em participar das oficinas de jongo podem se inscrever clicando aqui ou entrando em contato pelo (41) 98720-8337. A iniciativa conta também com o apoio da Bacuri – Comunicação, Consultoria e Produção, e realiza-se com fundos do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

image-22

Fonte: JB Litoral
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo