Polícia Bilhete premiado

Polícia procura suspeito de levar R$ 90 mil reais de idosa em golpe do bilhete premiado

Por Plantao 190

28/03/2024 às 13:47:09 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

A Polícia Civil e Militar estão a procura de um casal que aplicou o golpe do bilhete premiado em uma idosa de 78 anos na cidade de Arapongas, no norte do Paraná.

Após o golpe, o casal fugiu em um veículo Sandero de cor preta com placas de Londrina. O homem ainda foi visto entrando em uma lotérica com a idosa durante o golpe e foi gravado por câmeras de segurança. Ela perdeu cerca de R$ 90 mil reais no golpe. Até o momento o homem não foi identificado. Quem tiver informações sobre a identificação e paradeiro do indivíduo pode ligar anonimamente no disque denúncia 181.

Como funciona o golpe

O golpe do bilhete premiado é uma forma insidiosa de fraude que tem como alvo pessoas inocentes, muitas vezes idosas, com o objetivo de convencê-las a entregar dinheiro e objetos de valor em troca de um prêmio falso. Esse tipo de golpe é uma modalidade de estelionato que envolve a manipulação emocional e psicológica das vítimas para que elas entreguem seus bens preciosos aos criminosos.

O modus operandi dos golpistas do bilhete premiado envolve abordar as vítimas pessoalmente, muitas vezes nas ruas ou locais públicos. Eles se aproximam das vítimas com uma história convincente, frequentemente dramatizando um cenário em que possuem um bilhete premiado, mas não conseguem resgatá-lo por algum motivo. Essa história geralmente é apoiada por elementos emocionais que visam ganhar a simpatia e confiança das vítimas.

Os criminosos então convencem as vítimas a participar do suposto resgate do prêmio, prometendo compartilhar uma parte substancial dos ganhos em troca de ajuda financeira. As vítimas, muitas vezes motivadas pela perspectiva de receber uma recompensa generosa, são levadas a acreditar que estão prestes a mudar suas vidas para melhor.

Uma vez que as vítimas estão emocionalmente envolvidas e acreditam na história dos golpistas, estes dão um passo adiante e solicitam dinheiro ou objetos de valor como garantia de que a vítima está comprometida com o suposto resgate. Essa solicitação pode ser apresentada como uma forma de assegurar que a vítima não "fuja" com o bilhete premiado ou como uma maneira de mostrar sua intenção genuína de ajudar.

Infelizmente, as vítimas, já enredadas nas histórias emocionais tecidas pelos golpistas, muitas vezes entregam dinheiro, joias e outros objetos de valor, na esperança de que isso as leve a uma recompensa significativa. No entanto, uma vez que os criminosos obtêm o que desejam, eles rapidamente desaparecem, deixando as vítimas enganadas e financeiramente prejudicadas.

A Polícia Civil destaca várias medidas que podem ser tomadas para evitar cair no golpe do bilhete premiado e em esquemas semelhantes:

  • Desconfiar de Recompensas Milagrosas: Nunca acredite em recompensas ou gratificações prometidas por desconhecidos. Mantenha um senso de ceticismo e cuidado ao lidar com ofertas que parecem boas demais para ser verdade.
  • Verificar Informações: Sempre verifique a informação antes de agir. Se alguém promete um prêmio, faça uma pesquisa para confirmar a autenticidade da oferta e a confiabilidade da pessoa.
  • Desconfiar de Desconhecidos: Tenha cautela ao interagir com desconhecidos que tentam distraí-lo com histórias emocionais ou solicitações financeiras inesperadas.
  • Denunciar Golpes: Caso você seja vítima de um golpe ou suspeite de atividades fraudulentas, entre em contato com as autoridades locais. Denunciar esses crimes é fundamental para a investigação e prevenção.

Fonte: Plantao 190
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo