Política País

Sobe para seis o número de mortes após temporal no Rio de Janeiro

Por Bruna Fantti (Folhapress) – O número de mortos pelas chuvas no Rio de Janeiro aumentou neste sábado (23).

Por Da Redação

23/03/2024 às 11:04:37 - Atualizado há

Por Bruna Fantti

(Folhapress) – O número de mortos pelas chuvas no Rio de Janeiro aumentou neste sábado (23). De acordo com o Comitê de Chuvas RJ, seis pessoas morreram em decorrência das chuvas no estado nas últimas 24h.

Além disso, bombeiros atenderam cerca de 100 ocorrências relacionadas às chuvas e resgataram pelo menos 90 pessoas.

As ocorrências incluem cortes de árvores, deslizamentos de terra, desabamentos e inundações.
Em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, um homem morreu depois de ser atingido por um raio no Pontal do Atalaia.

Em Santa Cruz da Serra, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, um homem se afogou depois que o caminhão que dirigia caiu em um rio.

Em Petrópolis, os bombeiros buscam por duas vítimas do desabamento de uma residência no bairro Independência. Até o momento, quatro pessoas foram resgatadas com vida no local. Três óbitos foram confirmados.

Chuvas castigam diversas regiões do Estado do Rio de Janeiro (Agência Brasil)Em Teresópolis, os bombeiros atuam nas buscas por uma vítima que estaria soterrada sob os escombros de uma casa que desabou na Comunidade da Coreia. Duas pessoas foram resgatadas com vida e uma morte foi confirmada.

A subida para Petrópolis continua interditada, de acordo com a concessionária que administra a via. Equipes atuam para retirar árvores e lama.

Após uma onda de calor no estado, o governador do Rio, Cláudio Castro, decretou ponto facultativo na sexta (22) por conta da previsão de tempo de fortes chuvas.

A expectativa de chuva para o fim de semana fez com que os municípios fluminenses antecipassem medidas de atendimento à população.

Veja vídeos das enchentes em Petrópolis:

A Defesa Civil do município contabilizou 109 registros de ocorrências, sendo 75 deslizamentos. Por volta das 20h30, ruas do centro da cidade estavam alagadas e vias importantes da região interditadas.

Interdição na Serra de Petrópolis

Por causa do temporal, a subida da Serra de Petrópolis foi interditada, de forma preventiva, na altura da praça do pedágio em Duque de Caxias, na tarde desta sexta.

Horas antes, a subida da Serra de Petrópolis funcionava em meia pista no km 94 da BR-040, no sentido Juiz de Fora, devido a um deslizamento de terra. A descida da serra seguia aberta, mas a concessionária Concer alerta que chove intensamente nos locais e pede que os motoristas evitem o tráfego na BR-040 enquanto a chuva não cesse.

Os impactos da chuva também implicaram no acesso a outras cidades da Região Serrana. No início da tarde, o trecho da BR-116, que liga a Região Metropolitana do Rio à Teresópolis, foi completamente interditado, nos dois sentidos, sendo liberada quase às 18h, cerca de duas horas depois. A concessionária EcoRioMinas informou que a interdição foi feita por precaução, e que não foram registrados acidentes ou deslizamentos.

O município de Teresópolis estava em Estágio de Atenção por conta das chuvas fortes.

Na rede estadual, as aulas foram suspensas em todas as cidades do Rio de Janeiro. De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, os diretores devem estar de prontidão para abrir as unidades para abrigos e pontos de apoio, caso necessário.

As aulas particulares também foram suspensas, e provas foram remarcadas. Creches particulares enviaram comunicados para que os pais mantenham as crianças em casa se possível.

Na capital, ruas ficaram alagadas e ao menos seis árvores caíram. O município está no estágio dois na escala de risco, que vai até cinco. .

Tanto na capital quanto em Angra dos Reis, na Costa Verde, o risco de deslizamento é considerado alto.
No início da noite de quinta (21), em entrevista coletiva, o prefeito Eduardo Paes (PSD) alertou os moradores para a tempestade.

“Essa chuva virá forte podendo passar de 40mm em uma hora e 200mm em 24h, mais no final da sexta-feira. É bem maior do que a média histórica de março, que é 124mm no mês todo”, disse.

“As pessoas devem olhar para essas 72 horas imaginando que aquilo que não for essencial, não deve ser feito”, completou o prefeito, que passou a madrugada no Centro de Operações da Prefeitura acompanhando as projeções da meteorologia.

Ao lado da chefe de meteorologia do Centro de Operações Rio, Raquel Franco, Paes pediu para as pessoas que moram em áreas de risco tomem cuidado e respeitem a sirene. “Parece que teremos um evento severo”, afirmou.

LEIA TAMBÉM:

Rio e São Paulo: chuvas extremas e 'grande perigo' a caminho, avisa meteorologia

Fonte: ICL Notícias
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo