Geral Austrália

Austrália e China celebram nova "estabilidade" nas relações

Austrália e China celebraram nesta quarta-feira (20) a renovada “estabilidade” em suas relações, que passaram por momentos de tensão nos últimos anos, durante a visita à Canberra do chefe da diplomacia do país asiático, Wang Yi.

Por Da Redação

20/03/2024 às 06:42:40 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

Austrália e China celebraram nesta quarta-feira (20) a renovada “estabilidade” em suas relações, que passaram por momentos de tensão nos últimos anos, durante a visita à Canberra do chefe da diplomacia do país asiático, Wang Yi.

Esta é a primeira viagem à Austrália de um ministro das Relações Exteriores da China desde 2017, após anos de tensão por questões como a pandemia de covid-19, o comércio, a influência no Pacífico e os direitos humanos.

A chegada ao poder em Canberra do primeiro-ministro de centro-esquerda Anthony Albanese em 2022 provocou uma aproximação entre os países.

O ministro Wang disse que os esforços recentes para melhorar as relações “quebraram o gelo” e que “a confiança mútua” está sendo construída lentamente.

“O mais importante é persistir na busca de uma área comum e, ao mesmo tempo, reservar as diferenças”, afirmou.

Sua homóloga australiana, Penny Wong, destacou que é crucial reconhecer “quanto progresso fizemos em um curto período de tempo” e celebrou a renovada “estabilidade” entre Pequim e Canberra.

Ao mesmo tempo, ela destacou pontos de divergência como a sentença contra o escritor chinês-australiano Yang Hengjun, condenado à morte em fevereiro em Pequim por espionagem, ou os direitos humanos no Tibete, Hong Kong e Xinjiang.

As relações entre os dois países começaram a enfrentar problemas em 2018, quando Austrália excluiu o grupo chinês de telecomunicações Huawei de sua rede 5G alegando questões de segurança.

Em 2020, o governo australiano pediu uma investigação internacional sobre a origem da covid-19, uma iniciativa que a China considerou que tinha motivação política.

Pequim respondeu com restrições a exportações de produtos australianos, como cevada, carne bovina e vinho. E suspendeu as importações de carvão.

Muitas medidas foram suspensas, mas as tarifas sobre os vinhos australianos persistem. Wang disse que uma decisão sobre o tema será tomada até o final do mês.

Antes das restrições, a China era o principal mercado para os vinhos australianos.

sft-arb/aha/dbh/arm/fp

Fonte: Isto É
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo