Geral

Scholz rejeita limitar direito à greve na Alemanha

Alemanha enfrenta onda de paralisações nos transportes.

Por Da Redação

14/03/2024 às 18:55:33 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

"ScholzAlemanha enfrenta onda de paralisações nos transportes. "É um direito democrático pelo qual os sindicatos e os trabalhadores lutaram", disse o chanceler federal, ao rejeitar apelos para limitar paralisaçõesO chanceler federal da Alemanha, Olaf Scholz, rejeitou nesta quarta-feira (13/03) um apelo de lobistas para que a Alemanha estabeleça regras mais rígidas contra greves em setores de infraestrutura crítica, como o transporte ferroviário.

O país vive uma onda de greves desde o final do ano passado, que atinge ônibus urbanos, metrôs, bondes, trens regionais e de longa distância, além de e aeroportos.

Questionado no Parlamento se consideraria impor novas regras para limitar as paralisações, Scholz foi claro: "não".

"O direito à greve está na Constituição. E é um direito democrático pelo qual os sindicatos e os trabalhadores lutaram", disse o político social-democrata.

Scholz também ressaltou que a Alemanha "é provavelmente o país com menos greves na Europa".

Lobistas pressionam

Setores que vão dos transportes públicos à creche e à metalurgia revezaram-se nos últimos meses para realizar ações sindicais na Alemanha, à medida que as disputas sobre salários e condições de trabalho aumentam num momento de inflação elevada – algo pouco comum na Alemanha moderna.

Só esta semana, centenas de milhares de passageiros tiveram problemas em viagens devido a greves de maquinistas, de trabalhadores da companhia aérea alemã Lufthansa e pessoal de segurança nos aeroportos.

Lobistas e líderes da indústria da aviação alemã queixaram-se das inúmeras greves dos últimos meses, que causaram repetidos atrasos ou cancelamentos generalizados. Alguns dos principais lobistas da indústria apelaram a novas restrições governamentais às greves no setor dos transportes.

"Os aeroportos fazem parte da infraestrutura crítica e devem ser protegidos contra escaladas de greves", disse o líder da Associação Alemã de Aeroportos (ADV), Ralph Beisel.

O Ministro da Economia e vice-chanceler, Robert Habeck, do Partido Verde, expressou frustração com a sequência de greves.

"Cheguei ao fim do meu entendimento pessoal", disse na semana passada, acrescentando que "realmente tem que haver uma solução".

le (AFP, DPA)

Fonte: Isto É
TAGS Geral
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo