Geral Serviços

Autuações por "gatos" na energia somaram R$46 milhões em 2023

Cerca de 23 mil casos de irregularidades e desvios na medição de consumo de energia foram identificados no Paraná ao longo de 2023.

Por Da Redação

06/03/2024 às 19:41:52 - Atualizado há

Cerca de 23 mil casos de irregularidades e desvios na medição de consumo de energia foram identificados no Paraná ao longo de 2023. A Copel aplicou autuações que somaram R$ 46 milhões. Mais de 80 mil inspeções foram feitas em todo o estado no ano passado. O montante de energia recuperada seria suficiente para abastecer um município com 30 mil habitantes. Atualmente, segundo a Copel, um terço dos endereços fiscalizados apresenta alguma irregularidade na medição da energia consumida. O trabalho é feito a partir da análise de dados e da observação técnica, além do uso de ferramentas que conseguem identificar interferências, mesmo que estejam escondidas.

LEIA MAIS

As ações também são direcionadas por denúncias anônimas. Ainda de acordo com a Copel, o furto de energia pode causar, além do prejuízo financeiro para a companhia, a oscilação de tensão e o aumento do risco de incêndios e acidentes. O furto de energia elétrica é crime previsto em lei, com pena de reclusão de um a cinco anos e multa. Denúncias podem ser feitas pelo número 0800 51 00 116.

Informação: Ana Flavia Silva

Fonte: BandNews
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania