Recentemente, diversos usuários de jogos que utilizam o sistema Unreal Engine relataram travamentos na execução de jogos em seus dispositivos.
Recentemente, diversos usuários de jogos que utilizam o sistema Unreal Engine relataram travamentos na execução de jogos em seus dispositivos. A Epic Games, responsável pela tecnologia, se manifestou acerca das ocorrências e pontuou problemas de determinados processadores.
A RAD, uma das divisões da Epic, que desenvolve recursos presentes em centenas de jogos, apontou a Intel como uma das responsáveis pelos problemas recentes. Segundo a RAD, o erro que impede usuários de acessarem os títulos "afeta primariamente os processadores Intel i9-13900K e i9-14900K, e também pode afetar modelos 13700, 14700 e outros processadores relacionados também"
Ainda no comunicado a RAD afirma não ter encontrado quaisquer tipos de problemas em seus sistemas próprios: "Pelo que sabemos, não há nenhum bug de software no Oodle ou Unreal que esteja causando isso [crash].", escreveu.
Segundo a empresa, a causa do problema parece ser causada por uma combinação de configurações do BIOS, em paralelo a altas taxas de clock e uso de energia dos processadores, o que acarreta em "instabilidade do sistema e comportamento imprevisível sob carga pesada".
Além do Unreal Engine, a RAD afirmou que outros softwares como RealBench, CineBench, Prime95, Handbrake, Visual Studio também foram vítimas dos problemas em decorrência de determinados processadores.
No comunicado acerca do mal funcionamento de alguns jogos em dispositivos que possuam determinados processadores, a RAD apontou algumas soluções simples, que solucionaram os erros.
"Uma solução aparentemente bem-sucedida para muitas pessoas é usar Intel XTU e diminuir o multiplicador Performance Core de x55 para x54 ou x53", sugere a empresa. Segundo a companhia, o uso do XTU como alternativa é a maneira mais rápida e simples aos usuários. O passo a passo completo pode ser acessado diretamente no site oficial.
Imagem: Divulgação/Epic Games Store