Saúde Saúde mental

Secretaria de Saúde promove ações de conscientização com campanha Janeiro Branco

Por O Bemdito

19/01/2024 às 07:45:43 - Atualizado há

O tema saúde mental é destaque nas pautas da Secretaria Municipal de Saúde, que realiza, por meio da Atenção Primária em Saúde, uma série de atividades em referência ao Janeiro Branco, mês de promoção de ações de conscientização da população sobre a importância dos cuidados com as emoções. As ações são coordenadas pela psicóloga Nathalia Yanae Marrique Giroldo, responsável da Divisão de Saúde Mental.

Entre as atividades, que já foram iniciadas e vão até o final deste mês, destaque para as palestras 'Saúde Mental Enquanto há Tempo! O que fazer, agora?', realizadas pelas estagiárias do SAP (Serviço de Atendimento Psicológico) da Secretaria Municipal de Saúde, Tharsy Vitória Duarte dos Santos e Rafaela de Mari Felizardo, que são coordenadas por Nathalia Ynae Marrique Giroldo.

"Também promovemos rodas de conversa, oficinas e atividades lúdicas. Estamos abordando um contexto bastante geral, privilegiando os temas trazidos pelos pacientes. Nosso objetivo é promover espaços de trocas e diálogos com usuários do SUS, abordando principalmente a importância de se buscar ajuda em momentos especiais", esclarece a psicóloga.

A questão da prevenção, incentivando a população a buscar cuidar da saúde mental, são outros pontos fundamentais promovidos na realização da campanha Janeiro Branco, como explica Nathalia. "É um momento importante para reflexões, um período propício para a promoção de conscientização e prevenção, incentivando a população a cuidar da sua saúde mental, prevenindo doenças decorrentes do estresse, incluindo os transtornos mentais mais comuns, como depressão, ansiedade e pânico", afirma Nathalia.

O secretário municipal de Saúde, Edson dos Santos Souza, também destacou que o Janeiro Branco é mais que uma simples campanha: é um mês dedicado a despertar a consciência coletiva sobre a importância de se cuidar das questões relacionadas à saúde mental e emocional do cidadão. "Trata-se de uma batalha para rompermos com estigmas, promovermos o diálogo e oferecermos suporte às pessoas que precisam de apoio ou de alguma forma de ajuda", pontuou.

UNIDADES DE SAÚDE

Em algumas unidades de saúde estão sendo realizadas palestras sobre temas como ansiedade, depressão, estresse e autocuidado; já em outras acontecem rodas de conversa para estimular a troca de experiências entre os participantes.

"O cronograma de ações foi iniciado na última segunda-feira (15) nas unidades San Remo e Jabuticabeiras; depois, na terça (16), no Vitória Régia e no 1° de Maio. E até dia 25 as famílias terão a oportunidade de participar das atividades", indica a psicóloga.

O Janeiro Branco é uma campanha global que surgiu em 2014, em Minas Gerais. "As doenças mentais podem ser causadas por uma série de fatores, que podem ser genéticos, ou por estresse, abuso de substâncias e traumas. Nesse rol entram também transtornos de humor, esquizofrenia e transtorno bipolar. Tudo isso acaba por afetar os indivíduas, que ficam impossibilitados – temporária ou permanentemente – de exercer suas funções laborais, interferindo em sua vida social, por exemplo", observa.

MAIS BEM-ESTAR

O sofrimento emocional, associado ou não a um transtorno mental, pode ser prevenido ou atenuado se as pessoas conhecerem algumas estratégias para cuidar da saúde mental. "Reconhecer a presença desse sofrimento é o primeiro passo para alcançar melhor qualidade de vida, pois a partir daí é possível buscar caminhos terapêuticos para lidar com os problemas emocionais", indica.

Nathalia comenta ainda que algumas atividades podem trazer bons resultados. "Ter momentos de lazer, prática de hobbies, esportes ou atividade física propiciam bem-estar psíquico e são estratégias importantes para lidar com o estresse. Investir em bons hábitos alimentares e dormir bem também é essencial", resume a psicóloga.

SERVIÇO – JANEIRO BRANCO – SAÚDE MENTAL – SAP (Serviço de Apoio Psicológico) da Secretaria Municipal de Saúde – Atendimento a pacientes indicados por médicos das unidades de saúde de Umuarama – Local: Rua Desembargador Lauro Lopes n° 3550 – Telefones: (44) 3906-1159 e (44) 98402-9642.

PALESTRAS DO JANEIRO BRANCO

9/01 – SEXTAÀs 9h e às 16hPANORAMA e CENTRAL
22/01 – SEGUNDAÀs 9h e às 16hCIDADE ALTA e 26 DE JUNHO
23/01 – TERÇAÀs 9h e às 16hCOHAPAR III (JD CRUZEIRO) E 26 DE JUNHO
24/01 – QUARTAÀs 9h e às 16hLISBOA e OURO BRANCO
25/01 – QUINTAÀs 9h e às 16hCENTRO DE SAÚDE ESCOLA E INDUSTRIAL

(Reportagem: Assessoria PMU)

Fonte: O Bemdito
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania