Geral CPNU

Cronograma, vagas e prova em 220 cidades: governo divulga informações de edital do 'Enem dos Concursos'

Por Brasil de Fato

10/01/2024 às 16:37:44 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

O governo federal publicará, no fim da tarde desta quarta-feira (10), os editais da primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), chamado de "Enem dos Concursos". Nesta primeira edição, foram confirmadas 6.640 vagas, distribuídas pelos níveis superior e médio, em 24 órgãos e ministérios do governo.

Os detalhes dos editais foram confirmados em entrevista coletiva horas antes da publicação, que será feita neste site. As inscrições começam no próximo dia 19 de janeiro e vão até 9 de fevereiro. As provas estão marcadas para 5 de maio; os resultados finais têm previsão de publicação para 30 de julho e os novos contratados deverão tomar posse nos cargos a partir de 5 de agosto.

No total, as provas serão aplicadas em 220 cidades brasileiras. As cidades de Blumenau (SC), Petrópolis (RJ) e Santos (SP) foram incluídas à lista anterior, que tinha 217 municípios. Segundo o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), 94,6% da população brasileira vive a até 100 quilômetros de um local de prova. A lista completa de cidades será publicada nos editais.

Para se inscrever, os candidatos deverão ter uma conta gov.br. A taxa será de R$ 60 (para os cargos de nível médio) ou R$ 90 (cargos de nível superior). Pessoas inscritas no Cadastro Único, doadores de medula óssea, bolsistas ou ex-bolsistas do ProUni e estudantes que tiveram o ensino superior financiado pelo FIES terão isenção de taxa.

O governo afirmou que serão estabelecidas parcerias com o Banco do Brasil, os Correios e outras entidades para garantir que as inscrições possam ser feitas também presencialmente. Os detalhes ainda não foram anunciados. Haverá reserva de cotas: 5% para pessoas com deficiência; 20% para negros e, no caso dos cargos da Funai, 30% para indígenas.

As provas acontecerão em um só dia (5 de maio), mas em duas partes: pela manhã e à tarde. Candidatos de nível superior deverão responder a 70 questões e uma prova discursiva, no total. No caso do nível médio, serão 60 questões objetivas e uma redação.

"Nossa ideia é que esse concurso se torne algo permanente. Não anualmente, mas talvez a cada dois anos. Que se torne uma rotina, que se torne natural para os órgãos que têm vagas abertas a adesão ao concurso unificado. Nosso objetivo é tornar esse concurso um modelo, como foi o Enem, que é nossa grande inspiração", disse a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck.

Segundo a ministra, os editais foram elaborados em parceria com representantes de todos os órgãos que se inscreveram para a primeira edição do "Enem dos Concursos". O governo acredita que o volume de participantes será comparável ou até supere o do Enem original, que em 2023 teve cerca de quatro milhões de inscritos.

Divisão por blocos

Nesta primeira edição, o CPNU foi dividido em oito blocos temáticos, relacionados às formações exigidas. São eles: Infraestrutura, Exatas e Engenharias; Tecnologia, Dados e Informação; Ambiental, Agrário e Biológicas; Trabalho e Saúde do Servidor; Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Setores Econômicos e Regulação; Gestão Governamental e Administração Pública; e Nível Intermediário. Cada bloco tem seu edital específico.

Cada candidato poderá concorrer a todos os cargos dentro de um bloco temático. As pessoas inscritas deverão escolher o bloco e os cargos para os quais seu perfil é adequado. Além disso, deverá ordenar preferência entre os cargos e entre as diferentes especialidades. A aprovação se dará de acordo com a preferência do candidato, caso ele tenha nota suficiente para ser alocado em mais de um cargo.

"Com uma só inscrição, a pessoa poderá fazer cinco ou seis concursos de uma só vez", destacou a ministra Esther Dweck.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania