Geral El Niño

Fenômeno El Niño, responsável pelas ondas de calor e temporais na região, deve durar até abril de 2024

Fenomênos que aconteceram esta semana, como altas temperaturas e fortes temporais, devem ser frequentes durante os próximos meses na região

Por Boca no Trombone

20/11/2023 às 10:46:43 - Atualizado há

O fenômeno El Niño, que está causando diversas variações climáticas no país, deverá vigorar no país até abril de 2024, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN).

Ainda segundo o órgão, que é ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, o fenômeno que está causando fortes ondas de calor e chuvas intensas em Ponta Grossa e em toda a região Sul do país, deve se intensificar no verão – entre dezembro e fevereiro. Ou seja, fenomênos que aconteceram esta semana, como altas temperaturas e fortes temporais, devem ser frequentes durante os próximos meses na região.


O El Nino ocorre pelo aquecimento acima do normal das águas do Oceano Pacífico próximas à Linha do Equador. Essa mudança altera a circulação dos ventos e a formação das chuvas em diferentes regiões do planeta, trazendo chuva forte e temperaturas altas para o Centro-sul do Brasil e estiagem para o Norte/Nordeste.


De acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), o El Niño deste ano desenvolveu-se rapidamente entre julho e agosto, atingiu força moderada em setembro e deverá atingir o seu pico entre o fim do ano de 2023 e o início de 2024.


A diminuição de sua força é esperada durante a primavera no Hemisfério Norte, afirma a OMM, utilizando dados de previsões meteorológicas e especialistas de todo o mundo.

Fonte: bnt online
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania