Educação reaplicação de provas

Prazo para solicitar reaplicação do Enem termina nesta sexta-feira

Por Agência Brasil

16/11/2023 às 10:28:57 - Atualizado h√°
Foto: Reprodução internet

Termina nesta sexta-feira (17) o prazo para apresentação de pedidos de reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio 2023 (Enem), por candidatos que tiveram problemas de log√≠stica ou de sa√ļde – doenças infectocontagiosas. A solicitação deve ser apresentada via P√°gina do Participante.

Podem também fazer a solicitação pessoas que não compareceram ao exame porque foram alocadas a uma dist√Ęncia superior a 30 quilômetros da resid√™ncia informada. A reaplicação das provas ser√° nos dias 12 e 13 de dezembro.

De acordo com o Ministério da Educação, entre os problemas log√≠sticos que possibilitam a reaplicação das provas estão alguns ligados a comprometimento da infraestrutura (como desastres naturais); falta de energia elétrica no local (caso comprometa a visibilidade da prova); falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante e erro no procedimento de aplicação da prova, caso incorra em comprovado preju√≠zo ao candidato.

As doenças infectocontagiosas que possibilitam a reaplicação da prova são covid-19, tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, var√≠ola; influenza humana A e B, poliomielite por poliov√≠rus selvagem sarampo rubéola e varicela.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais An√≠sio Teixeira (Inep) explica que, "nos casos de doenças infectocontagiosas, os pedidos de reaplicação devem ser acompanhados por documentos comprobatórios, que serão analisados pelo Inep individualmente".

Nos casos de aus√™ncia devido a problemas log√≠sticos, o Inep avaliar√° as solicitações, de acordo com as intercorr√™ncias registradas.

Para solicitar a reaplicação do exame, o candidato deve acessar P√°gina do Participante e apresentar documento que comprove a necessidade. Os dados inseridos no pedido não podem ser alterados após o envio.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2023 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: [email protected] / 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo