Grande Curitiba ataque

Homem que passeava com cão é mordido por capivara no Parque Barigui

Por Nosso Dia

14/11/2023 às 08:04:27 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

Um homem de 58 anos que passeava com um cão no Parque Barigui, em Curitiba, foi mordido na panturrilha por uma capivara. O caso aconteceu na manhã de domingo (12) e, segundo a Prefeitura de Curitiba, é um ataque isolado.

Conforme a Prefeitura, o cachorro se aproximou de uma capivara fêmea, que estava com filhotes. O animal silvestre, num gesto de defesa, investiu contra o cachorro. Foi quando o tutor se aproximou para defender o cão e foi mordido pela capivara na panturrilha.

"Um médico que passava pelo local deu o primeiro atendimento e a Guarda Municipal ofereceu apoio, mas a vítima disse que preferia buscar atendimento hospitalar por sua conta", informou a Prefeitura de Curitiba.

O caso teve repercussão na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). O vereador Dalton Borba (PDT) se mostrou preocupado e disse que os ataques das capivaras têm sido recorrentes, o que é negado pela prefeitura. "Me preocupa muito esses ataques, que têm se tonado cada vez mais frequentes. São animais silvestres que, ao se sentirem ameaçados, certamente procuram se defender", disse o vereador.

O parlamentar cobrou maior fiscalização e melhorias nas sinalizações, de forma a garantir mais segurança aos frequentadores de parques do município. "Apesar das sinalizações que já existem, devemos nos antecipar antes que um mal maior aconteça", finalizou.

Sobre as placas e orientações aos frequentadores do parque, a Prefeitura de Curitiba enviou a seguinte nota:

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente instalou, em 2022, placas para alertar sobre a interação indevida com as capivaras do Parque Barigui. Por mais que pareçam dóceis, as capivaras são animais silvestres e é impossível prever a reação com a aproximação e o contato humano e de animais domésticos, que devem sempre estar na guia e não soltos nesses ambientes.

Os mamíferos roedores de vida livre ocorrem ao longo do Rio Barigui e, além do lago do parque de mesmo nome, podem ser vistas transitando entre outras unidades de conservação da região.

Fonte: Nosso Dia
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo