Geral

A importância da educação profissionalizante no mercado de trabalho.

Por Bruno Ribas A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é uma modalidade da Educação Nacional com um objetivo bem claro: preparar o aluno para o exercício de uma profissão, contribuindo para que o cidadão possa se inserir e atuar no mundo do trabalho e na vida em sociedade.

Por Da Redação

09/11/2023 às 20:23:03 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

Por Bruno Ribas

A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é uma modalidade da Educação Nacional com um objetivo bem claro: preparar o aluno para o exercício de uma profissão, contribuindo para que o cidadão possa se inserir e atuar no mundo do trabalho e na vida em sociedade.

Os cursos técnicos podem transformar a vida de um jovem, podendo ser o primeiro passo de um plano de carreira que não exclua a obtenção de um diploma universitário. Para alguns jovens, a inserção rápida no mercado de trabalho é o passaporte para a conquista da cidadania e a continuação dos estudos, e tem claros efeitos na renda.

A educação profissional e tecnológica é um meio de efetivação de dois importantes direitos determinados na Constituição Federal e nos Estatutos da Criança e do Adolescente e da Juventude, educação e profissionalização.

Os EPTs não se destinam somente aos jovens, em momentos de crise econômica e desemprego, muitos profissionais reavaliam a carreira e buscam novos conhecimentos para encarar a concorrência do mercado. E os cursos profissionalizantes – ou técnicos – são uma excelente opção de aprendizado. 

O aluno, com um curso profissionalizante, pode conquistar seu espaço e abrir as portas do mercado de trabalho. A variedade de cursos técnicos é um ponto marcante para quem quer reingressar no mercado com rapidez e qualidade, já que o conteúdo será voltado para a área profissional e suas principais funções.

Segundo o Mapa do Trabalho Industrial (2022-2025), em quatro anos, serão abertas 136 mil novas vagas formais em ocupações industriais de nível técnico – um crescimento de 6,3%. Nesse período, o país vai precisar formar 302 mil técnicos e requalificar cerca de 1,4 milhão de profissionais que já atuam como técnicos, mas que precisam se atualizar.

Você pode perguntar:

É melhor fazer um curso superior ou técnico?

A resposta é, depende muito das expectativas do profissional em relação a carreira.

O curso superior abre portas para cargos mais elevados e melhor remunerados, especialmente para cargos mais estratégicos. Com o curso técnico é possível sim ascender na carreira e crescer na empresa, mas a dificuldade é maior.

O importante é você estudar, se aperfeiçoar, buscar conhecimentos e crescimento profissional.

Bruno Ribas – comunicador e gestor educacional

Fonte: AL9 Comunicação

TAGS Geral
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania