Geral Toledo

Covid-19: Toledo registrou 419 casos da doença no novo Boletim Epidemiológico

A Prefeitura de Toledo divulgou nesta quarta-feira, 01, os dados do último mês relacionados ao Novo Coronavírus (Covid-19), compreendidos entre os dias 01º e 28 de outubro.

Por Da Redação

02/11/2023 às 19:04:31 - Atualizado há

A Prefeitura de Toledo divulgou nesta quarta-feira, 01, os dados do último mês relacionados ao Novo Coronavírus (Covid-19), compreendidos entre os dias 01º e 28 de outubro. Nesse período foram 419 novos casos da enfermidade e 278 novos recuperados. O período não contou com óbitos relacionados à doença. O município tem 197 pacientes com o vírus ativo.

Atualmente, o município de Toledo está em bandeira verde, o que representa risco muito baixo de contágio pelo vírus, para quem tem o esquema vacinal completo, no entanto um significativo aumento de caso no novo boletim preocupa. Nos 28 dias relacionados nos dados, a média móvel de casos diários no município foi de 11,97, um aumento de 152,4% em relação ao boletim anterior. 

Novos casos

Neste período, 278 pacientes se recuperaram da doença e, até o último sábado, 28 de outubro, havia ainda 197 pessoas em tratamento, das quais quatro estavam internadas em leito hospitalar de enfermaria. Nas quatro semanas epidemiológicas analisadas, 1.469 pessoas notificadas como suspeitas de terem sido infectadas pelo Sars-Cov-2 realizaram exames, sendo 366 na iniciativa privada e 1.103 pelo Sistema Único de Saúde (SUS), destes, 1.014 testes rápidos e 89 exame de RT-PCR, os quais 67 e quatro, respectivamente, detectaram a presença do patógeno. 

Números totais

Com esses números Toledo chegou a um total de 53.323 casos do Coronavírus, com 52.510 pessoas recuperadas e 516 óbitos relacionados à enfermidade. 

Vacina

Um cuidado fundamental, segundo a secretária de Saúde do Município, Gabriela Kucharski, é manter em dia as vacinas contra a Covid-19, evitando, assim, possíveis complicações, hospitalizações e óbitos. "Neste momento, em que os casos estão aumentando, peço àqueles que estão com alguma dose pendente a se protegerem contra esta doença. Há unidades vacinais em todas as unidades de saúde: é só procurar a mais próxima de casa, no horário normal de atendimento delas, com a carteirinha em mãos, e ser imunizado contra a Covid-19. Este recado é destinado sobretudo aos que fazem parte de grupos de risco, como idosos, pessoas com doenças crônicas ou imunossuprimidos. São segmentos da população que estão mais vulneráveis ao vírus e correm mais risco caso sejam infectados", alerta Gabriela.

Até a última segunda-feira, 30 de outubro, 12,90% das crianças e adolescentes com idade entre seis meses e 17 anos apresentavam esquema vacinal completo; entre adultos e idosos, esta proporção é de 16,17%. Este é o segundo mês em que Toledo divulga esta informação segundo a nova metodologia, que segue a Nota Técnica de Nº 06/2023, da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, do Departamento de Imunização e Doenças Imunopreveníveis, e da Coordenação-Geral de Incorporação Científica e Imunização, do Ministério da Saúde. Segundo este documento, só terá seu esquema vacinal completo o paciente que tiver tomado, ao menos, três doses e, no caso das pessoas com 18 anos, se uma destas tiver sido a bivalente.

A partir de agora, devido a redução no número de casos, casos graves, internamentos e óbitos, a Secretaria Municipal de Saúde divulgará os dados da Covid-19 uma vez por mês e não mais semanalmente como ocorria anteriormente. 

Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Toledo.

Fonte: Toledo News
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo