Participação online sobe no terceiro trimestre e alcança maior nível desde 2021, quando pandemia afetava lojas físicas, diz FGV
No terceiro trimestre de 2023, o setor de comércio no Brasil alcançou uma participação significativa de 15,1% na receita total de vendas por meio de transações realizadas em canais digitais, tais como websites, aplicativos, e-mails e outras ferramentas, de acordo com um recorte da pesquisa realizada pelo FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas) sobre o Comércio.
Essa porcentagem é a mais alta registrada no ambiente online desde o segundo trimestre de 2021, quando atingiu 21,2%, um período marcado pela pandemia de Covid-19, que impôs restrições às operações de lojas físicas.
O economista Rodolpho Tobler, pesquisador do FGV Ibre, sugere que as empresas aceleraram seu processo de digitalização durante a pandemia e que boa parte dessas mudanças é permanente.
O estudo revela que, antes do início da crise sanitária em 2020, os canais online representavam apenas 9,2% das vendas, um número consideravelmente menor em comparação ao mais recente.