Economia Negócios

Boeing amplia aposta no Brasil e inaugura centro tecnológico em São José dos Campos

Com o novo polo, a fabricante norte-americana amplia a aposta no potencial brasileiro de contribuir para pautas como sustentabilidade e regulação

Por Biznews

18/10/2023 às 05:40:25 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet


A Boeing inaugurou um centro de tecnologia e engenharia em São José dos Campos (SP), aumentando seu total para 15 em todo o mundo. A cidade paulista é famosa por abrigar instalações do setor de aviação, incluindo a Embraer e a sede brasileira da Boeing.

Com a abertura deste novo centro, a fabricante norte-americana reforça seu compromisso com o potencial brasileiro para contribuir com questões importantes, como sustentabilidade e regulação.

Embora a Boeing não tenha divulgado os investimentos previstos para a unidade, eles já estão em operação, e aproximadamente 500 engenheiros irão trabalhar no prédio de oito andares.

A presença de um centro desse tipo no Brasil ressalta a importância do mercado brasileiro para a Boeing e a experiência dos profissionais, de acordo com Landon Loomis, presidente para a América Latina e Caribe da empresa.

A Boeing tem a expectativa de que o Brasil auxilie a atender a crescente demanda global por aviões nos próximos 20 anos, estimada em US$ 8 trilhões pela companhia.

A escolha de São José dos Campos como local para o centro de tecnologia pareceu natural para a empresa, considerando o sólido ecossistema já existente e o histórico na indústria da aviação, conforme Humberto Pereira, diretor executivo do centro de engenharia e tecnologia da Boeing no Brasil.

Desde 2014, a cidade já abriga a sede da Boeing no Brasil, e a Embraer mantém seu parque de inovação tecnológica no mesmo município.

Entre as iniciativas mais importantes do Brasil no setor está o desenvolvimento de combustíveis sustentáveis de aviação (SAF), de acordo com o executivo. "O país possui uma expertise significativa e pode contribuir para a descarbonização da aviação em todo o mundo," afirma.

Recentemente, a Boeing renovou sua parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) para a terceira fase do projeto SAFMaps, um banco de dados que permite avaliar a viabilidade de produção de SAF em áreas específicas do Brasil.

Em meio à competição intensa por mão de obra qualificada, a empresa anunciou seu primeiro programa de estágio no Brasil, com início previsto para 2024.

A Boeing também assinou um memorando de entendimento com o governo do Estado de São Paulo com foco no desenvolvimento tecnológico aeroespacial, uma iniciativa divulgada durante a inauguração do novo centro de engenharia e tecnologia em São José dos Campos.

Esse memorando reforça o compromisso de ampliar o ecossistema da aviação no Brasil, fomentando novas soluções e mão de obra, de acordo com Landon Loomis, presidente para a América Latina e Caribe da Boeing.

A parceria na área de educação busca desenvolver a capacitação em engenharia aeroespacial, com ênfase na promoção da diversidade. O memorando de entendimento também prevê uma agenda conjunta de industrialização e inovação.

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima, enfatiza que o setor aeroespacial contribui para impulsionar a economia paulista, com o objetivo de gerar mais empregos e renda para o estado, que é um dos principais objetivos da parceria com a iniciativa privada.

Fonte: Estadão Conteúdo

Fonte: Biznews
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo