Geral Últimas Notícias

Fechamento de barragem causa confronto entre indígenas e governo de SC

O Ministério Público Federal vai investigar o confronto entre policiais militares e indígenas do povo Xokleng, em Santa Catarina.

Por Da Redação

09/10/2023 às 15:26:32 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

O Ministério Público Federal vai investigar o confronto entre policiais militares e indígenas do povo Xokleng, em Santa Catarina. A decisão foi tomada em audiência na Justiça Federal em Blumenau para acabar com o impasse relacionado ao fechamento das comportas da barragem na região.

Ficou determinado ainda que o governo estadual crie em 10 dias um cronograma para desobstrução e melhoria das estradas; e construção de novas casas para as famílias afetadas pela retomada da operação da barragem. Também deve ser apresentado, em 24 horas, um laudo sobre a segurança e as consequências do fechamento das comportas para a comunidade indígena.

Os indígenas são obrigados a respeitar a atuação estatal na barragem. Além disso, deve ser usado efetivo proporcional da PM, sob a coordenação da Polícia Federal nos próximos 10 dias.

O governo de Santa Catarina mandou fechar as comportas da barragem de José Boiteux, que fica na Terra indígena do povo Xokleng. Os indígenas temiam o risco de inundação da área em que vivem. O confronto deixou dois feridos.

Justiça Brasília 09/10/2023 - 15:08 Sâmia Mendes / Alessandra Esteves Gabriel Brum - Repórter Rádio Nacional Barragem Xokleng José Boiteux Santa Catarina segunda-feira, 9 Outubro, 2023 - 15:08 1:01
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo