PolĂ­tica Haddad

Lula e Campos Neto passarão a se encontrar periodicamente, diz Haddad

Por Agência Brasil

27/09/2023 às 23:19:28 - Atualizado hĂĄ
Foto: Reprodução internet

O primeiro encontro entre o presidente Luiz InĂĄcio Lula da Silva e o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, transcorreu em clima cordial, disse nesta quarta-feira (27) o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Segundo o titular da Fazenda, Lula combinou reuniões periódicas com Campos Neto daqui para a frente.

"A reunião foi excelente, uma reunião de trabalho, muito boa, muito produtiva, cordial. A conversa transcorreu muito bem", disse Haddad, que participou do encontro, ao retornar ao Ministério da Fazenda. Com uma hora de atraso, a reunião começou por volta das 18h30 e acabou por volta de 19h45.

Essa foi o primeiro encontro entre Lula e Campos Neto desde que o presidente da RepĂșblica tomou posse. A conversa ocorreu por iniciativa do presidente do BC e foi mediada por Haddad, que se reĂșnem em média uma vez a cada 45 dias.

Classificando a conversa "de alto nĂ­vel", Haddad disse que o encontro serviu para construir relações. "Foi um encontro institucional, de construção de relação, de pactuação em torno de conversas periódicas", disse.

Sobre uma possĂ­vel conversa em relação aos juros bĂĄsicos, objeto de crĂ­ticas pĂșblicas de Lula a Campos Neto desde o inĂ­cio do ano, o ministro desconversou e disse que os dois não trataram de tópicos especĂ­ficos. "O presidente [Lula] deixou claro o respeito que tem pela instituição [Banco Central]. A reciprocidade foi muito boa da parte do Campos Neto", limitou-se a dizer o ministro.

No inĂ­cio do ano, Lula e Campos Neto tiveram uma relação tensa, com o presidente da RepĂșblica criticando a demora do Banco Central em baixar a Taxa Selic (juros bĂĄsicos da economia), que ficou em 13,75% ao ano entre agosto de 2022 e agosto deste ano e atualmente estĂĄ em 12,75%. Em junho, Lula tinha classificado de "irracional" o nĂ­vel dos juros.

A crĂ­tica mais recente ocorreu no inĂ­cio deste mĂȘs. Em evento em Fortaleza, o presidente afirmou que ia "continuar brigando" para os juros caĂ­rem.

Comunicar erro

ComentĂĄrios Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo