Litoral PARANAGUÁ

Tecnologia: Paranaguá recebe o primeiro navio "verde" do mundo

Nesta sexta-feira (15), o Porto de Paranaguá recebe um ilustre visitante: o navio graneleiro Pyxis Ocean, que partiu de Xangai, na China, no começo de agosto.

Por Da Redação

15/09/2023 às 14:39:48 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

Nesta sexta-feira (15), o Porto de Paranaguá recebe um ilustre visitante: o navio graneleiro Pyxis Ocean, que partiu de Xangai, na China, no começo de agosto.

Ele é conhecido como único “navio verde” do mundo porque utiliza velas metálicas, que podem auxiliar na redução das emissões dos gases em até 30%. O sistema é considerado a grande novidade e diferencial do futuro da navegação comercial.

O Porto de Paranaguá foi escolhido para receber a viagem inaugural do cargueiro, pois é reconhecido por sua infraestrutura e capacidade de inovação.

Em nossa baía, ele será carregado com 63 mil toneladas de farelo de soja. A operação acontece no Corredor de Exportação Leste do Porto de Paranaguá, que nos primeiros 8 meses de 2023 movimentou 15,3 milhões de toneladas de grãos (soja e milho) e farelo de soja. O número indica um crescimento de 17,5% se comparado ao mesmo período de 2022.

Vale lembrar que a Portos do Paraná adere ao Pacto Global da ONU e tem atraído embarcações criadas com o intuito de reduzir a emissão de gases do efeito estufa.

“É com grande alegria que rebemos essa nova embarcação, fruto da nossa produtividade comercial e do nosso compromisso ambiental reconhecido internacionalmente”, destaca o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

BAR Tech WindWings

O Pyxis Ocean utiliza uma tecnologia chamada BAR Tech WindWings, que visa inovação e ganhos nos custos operacionais, além da redução na emissão de poluentes.

MV Afros

O Pyxis Ocean não é o primeiro navio ecologicamente correto a atracar no Porto de Paranaguá.

Em maio do ano passado, o navio MV Afros, também graneleiro já esteve por aqui. O seu diferencial é a utilização de velas rotatórias que auxiliam na propulsão e na redução do consumo de combustível. A economia pode chegar a 12,5% graças aos rotores que giram com a passagem do vento e ajudam na impulsão da embarcação.

Tanto o Pyxis Ocean como o MV Afros, possuem o motor a combustão, mas que pode ser utilizado com menos potência e desta forma gastar menos combustível fóssil.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo