Paranaguá Saneamento, empresa responsável pelo abastecimento de água no município, disse que situação foi pontual e que já foi solucionada.
Moradores de Paranaguá, no litoral do Paraná, relatam que estão recebendo água suja nas torneiras desde a última segunda-feira (28).
Em um vídeo gravado pela moradora Mariane Ildebrand é possível observar o líquido turvo saindo da torneira.
Mariane conta que trabalha em um restaurante e, com a água nessa situação, a atividade é comprometida.
"Não tem condição de usar uma água daquela. A gente tem uma caixa reserva, por isso conseguimos abrir o restaurante nesses dias. Caso contrário, não teríamos nem como abrir, porque não tem condição nem de a gente limpar as coisas com a água", afirma.
Procurada pelo g1, a Paranaguá Saneamento, empresa responsável pelo abastecimento de água no município, disse que há uma semana, no dia 24 de agosto, foram realizadas manutenções na Estação de Tratamento de Água (ETA) Colônia, em Paranaguá.
Segundo a companhia, "a normalização da operação ocasionou o aumento da pressão na rede de abastecimento, provocando o arraste de partículas nas tubulações das redes adutoras de água tratada".
A empresa diz que a situação é "pontual" e que foi "prontamente solucionada" pela equipe técnica. Ao lamentar o ocorrido, a companhia disse que "todos os clientes que entraram em contato com os canais de atendimento da empresa receberam orientações e tiveram suas solicitações atendidas por meio de manutenções".
Situação recorrente
Porém, de acordo com Mariane, não é a primeira vez que isto acontece e a situação é recorrente.
Ela relata que em dias de manutenção ou de chuvas muito fortes a água chega nas torneiras com uma coloração esquisita.
"Fica impossível de tomar", desabafa. Ainda segundo a moradora, quando a água volta a ser distribuída com a coloração normal, ela chega nas torneiras com um cheiro e gosto forte de cloro.
Manutenções necessárias
A Paranaguá Saneamento explicou que manutenções na rede são necessárias para garantir a correta distribuição de água para a população.
A concessionária reforça que, caso algum cliente precise de atendimento ou mais esclarecimentos, pode entrar em contato pelo número 0800 400 0520 , via Whatsapp (041) 99244-5030 ou presencialmente na loja na Rua Vieira dos Santos, 333 – Campo Grande, de segunda a sexta, das 8h às 17h.