Geral lote 1

Leilão do pedágio inicia com R$ 0,10 centavos o KM rodado

Kauana Neitzel e AEN O leilão do Lote 1 da nova concessão rodoviária do Paraná será nesta sexta-feira (25), as propostas vão ser apresentadas na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo.

Por Da Redação

25/08/2023 às 18:36:30 - Atualizado há

"Nós acreditamos que vamos entregar um compromisso com o paranaense, com muita transparência, com o menor preço e obras"

Sandro Alex


Deputado Hussein Bakri (PSD), Líder do Governo na Assembléia Legislativa, diz que o Governo Federal é o principal ator nesse processo, "concordou e ainda melhorou a modelagem definida pelo poder público e pela sociedade do Paraná. Houve uma construção para melhor, reconhecida pelo próprio Ministério dos Transportes como referência para o restante do país. Todos nós sabemos a vergonha que foi o antigo pedágio, em que a não realização das obras, infelizmente, custou centenas de vidas. Nesse primeiro lote, a tarifa máxima por quilômetro rodado já irá para o leilão quase 50% menor em relação ao valor anterior e, evidentemente, esperamos que caia ainda mais com a disputa na Bolsa de Valores. Tão importante quanto o preço será a garantia de obras e investimentos nas nossas estradas", conta.


"O município de Prudentópolis é cortado por duas BRs, a 277 e a 373, incluídas no primeiro lote que esta sendo leiloado na B3. As obras que virão com o pedágio ajudaram o município tanto na arrecadação do ISS, como na geração de serviços na cidade. Apostamos no governador Ratinho Junior em trazer uma tarifa justa de pedágio para nossa população. São mais de R$ 5 milhões que voltam ao caixa da Prefeitura ao ano", destaca Alex Garcia, Secretário de Finanças de Prudentópolis.
Destacamos aqui que a Folha de Irati estará presencialmente na B3 acompanhando e noticiando em tempo real o leilão pelas redes sociais.


Tarifas das praças – definição após o leilão
O lote terá cinco praças de pedágio. As tarifas do edital para veículos de passeio são R$ 9,19 (São Luiz do Purunã), R$ 12,11 (Lapa), R$ 11,57 (Porto Amazonas), R$ 10,60 (Imbituva) e R$ 10,80 (Irati). Com os descontos sobre a tarifa-base, no entanto, esses valores devem ser reduzidos, uma vez que o leilão foi programado para livre concorrência sobre desconto em cima da tarifa de R$ 0,10673 por quilômetro.


Obras previstas
Estão previstos 344 km de duplicações, 210 km de faixas adicionais (terceiras faixas), 27 km de ciclovias e 41 km em vias marginais, além de 11 passarelas, 86 viadutos e 60 paradas de ônibus. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) informou que a concessionária contratada deverá arcar com, aproximadamente, R$ 5,2 bilhões em custos operacionais no período da concessão.


A ANTT afirmou que as rodovias deverão ter nove bases de Serviços Operacionais e de Atendimento ao Usuário (SAU). Estas bases terão 10 ambulâncias, sendo três de suporte avançado. O edital prevê, ainda, a disponibilização de pontos de parada para descanso de caminhoneiros.


De acordo com o Governo do Paraná, as obras estão divididas da seguinte forma: duplicação da BR-277 entre São Luiz do Purunã e o Trevo do Relógio, em Prudentópolis; duplicação da BR-373 entre Ponta Grossa e o Trevo do Relógio; duplicação da Rodovia do Xisto entre Araucária e a Lapa; duplicação da PR-423 entre Araucária e Campo Largo; duplicação do Contorno Norte de Curitiba; faixas adicionais na BR-277, entre Curitiba e o entroncamento da BR-277 com a BR-376; faixas adicionais e vias marginais no Contorno Sul de Curitiba.

Foto: Kauana Neitzel


Empregos
As obras e serviços previstos nos contratos dos dois primeiros lotes de concessões rodoviárias do Paraná devem gerar cerca de 190 mil empregos, segundo as estimativas da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A previsão é que o Lote 1 crie, entre empregos diretos e indiretos, 81,7 mil postos de trabalho. Para o Lote 2, a expectativa é que sejam 110 mil empregos.

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