Política Homofobia

Deputada federal Daiana Santos afirma ter sido ameaçada de "estupro corretivo"

Segundo a parlamentar, que é lésbica, o autor do e-mail teria mencionado que "estupro corretivo" é uma "terapia" que cura "homossexualismo feminino"

Por Gabriele Koga

24/08/2023 às 14:44:56 - Atualizado há
A deputada Daiana Santos (PCdoB-RS) durante discurso na Câmara - Bruno Spada/Câmara dos Deputados

A deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) afirma ter recebido ameaças de estupro em seu e-mail na noite do dia 14 de agosto.

Segundo Daiana –primeira parlamentar assumidamente lésbica eleita no Rio Grande do Sul–, o autor do e-mail teria mencionado que o "estupro corretivo" é uma "terapia" que cura "homossexualismo feminino", já que "ser sapatão é uma aberração".


O caso foi registrado na Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual ou Contra a Pessoa Idosa ou Com Deficiência (Decrin), em Brasília. A delegada-chefe, Ângela Maria dos Santos, informou que os fatos estão sendo apurados pela Polícia Civil por possuírem teor homotransfóbico.


Para Daiana, a ameaça caracteriza uma tentativa de intimidação. "Essa ação criminosa só mostra a importância da nossa atuação e da necessidade e comprometimento do Estado brasileiro com a garantia da proteção da vida da população LGBTQIAP+. Não iremos nos calar."


De acordo com a assessoria da deputada, em agosto –mês da visibilidade lésbica–, e-mails com o mesmo teor preconceituoso também foram enviados a outras parlamentares LGBTQIAP+.

Fonte: CNN
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo