Polícia Cachoeiras Prudentópolis

Receita Federal realiza operação em Prudentópolis e Prefeitura se posiciona

Por Kauana Neitzel com Receita Federal

17/08/2023 às 22:20:47 - Atualizado há
Folha de Irati


A Receita Federal e a Polícia Federal deflagraram, nesta quinta-feira (17), a operação Mens Scitus com o objetivo de combater organização criminosa responsável por desvios de recursos públicos e sonegação de tributos federais. Os investigados atuaram na gestão de hospitais localizados em Curitiba, Prudentópolis e Biguaçu (SC).

Com isso, a Prefeitura de Prudentópolis emitiu uma nota oficial explicando que a operação não tem relação com a Prefeitura e hospitais do município. Leia a seguir a nota na integra: "A Prefeitura Municipal de Prudentópolis esclarece em razão das notícias veiculadas nesta quinta-feira (17), bem como em razão da movimentação nas redes sociais, que a operação policial deflagrada nesta manhã pela Polícia Federal e pela Receita Federal e que teve objeto de cumprimento de busca na cidade de Prudentópolis NÃO TEM qualquer relação com a Prefeitura de Prudentópolis ou com os hospitais da cidade, ou ainda com recurso públicos municipais; tendo sido o foco da operação, empresas privadas e suas relações contábeis decorrentes da prestação de serviços em outros municípios", explica.

A Justiça Federal de Curitiba expediu quatro mandados de busca e apreensão em locais ligados aos gestores da organização criminosa. O judiciário também decretou o sequestro de bens e o bloqueio de recursos financeiros dos suspeitos e das empresas participantes do esquema fraudulento.

No decorrer do inquérito policial, constatou-se a prática de diversas condutas criminosas, tais como: sonegação fiscal, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Fazendo uso de contratos simulados, identificaram-se transferências milionárias de recursos públicos para empresas de fachada registradas em nome de interpostas pessoas ("laranjas"), mas efetivamente controladas pelos gestores da organização criminosa. O proveito econômico oriundo desses desvios, além dos benefícios fiscais decorrentes, eram convertidos em bens e valores acumulados pelos membros da organização por meio de procedimentos de lavagem de dinheiro.

O prejuízo causado aos cofres públicos pelo não recolhimento dos tributos devidos ultrapassa a cifra de R$ 250 milhões.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo