Política Combate à corrupção

Alckmin reúne grupo de combate à corrupção com foco em crime ambiental e lavagem de dinheiro

Vice-presidente recebeu convite do ministro da Justiça, Flávio Dino, para comandar a reunião

Por Basília Rodrigues

10/08/2023 às 14:30:15 - Atualizado há
Vice-presidente, Geraldo Alckmin - Foto: Diogo Zacarias/MF

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, deve comandar na próxima quinta-feira (17) reunião do grupo de governo que cuida da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA). O grupo completa 20 anos de existência. Entre os eixos prioritários, atualmente, está o crime ambiental combinado ao crime de colarinho branco.

O Conselho de Governança da ENCCLA é formado por diversos órgãos federais como Polícia Federal, Advocacia-Geral da União, Controladoria Geral da União, Receita Federal e Conselho Nacional de Justiça. Trata-se de uma das maiores congregações de entes públicos para discutir um mesmo assunto. A vinculação à vice-presidência da República é, para o governo, demonstração de que o combate à corrupção é prioridade. Alckmin recebeu convite do ministro da Justiça, Flávio Dino, para comandar a reunião.


No passado, a pauta foi muito associada à operação Lava Jato, que mirou políticos e partidos, como o próprio presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva que, em 2019, teve as condenações anuladas. Com a transição de Sérgio Moro, de juiz a ministro da Justiça, a associação era ainda maior.


O objetivo agora é carimbar a pauta como de interesse do Estado, independentemente de lado político do governo.


Para superar desafios nessa área, o grupo, que tem papel consultivo, discute estratégias como mudanças na legislação e acordos de cooperação técnica. Uma das estratégias mais atuais associa crimes ambientais com a corrupção, a lavagem de ativos e o crime ambiental organizado. O entendimento é de que existe inter-relação entre as práticas, o que ajuda a fechar o cerco contra o crime e ampliar o número de tipos penais possíveis, o que consequentemente pode elevar a pena.

Fonte: CNN
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania