Geral Toledo

Lilian Konig fala sobre os índices do ano epidemiológico e as ações de combate à dengue realizadas pelo setor de Endemias

A coordenadora do setor de Combate às Endemias da Prefeitura de Toledo, Lilian Konig, visitou a redação do Portal Toledo News e concedeu uma entrevista a nossa equipe de reportagem.

Por Da Redação

09/08/2023 às 19:55:52 - Atualizado há

A coordenadora do setor de Combate às Endemias da Prefeitura de Toledo, Lilian Konig, visitou a redação do Portal Toledo News e concedeu uma entrevista a nossa equipe de reportagem. O tema central do bate-papo foi o encerramento do ano epidemiológico 2022/2023, que ocorreu em 31 de julho.

O ano epidemiológico terminou com 1.106 casos de dengue, sendo 1.097 autóctones (contraídos no município) e nove importados, além de um óbito. Toledo também registrou cinco casos de chikungunya. Um caso suspeito de dengue ainda está sob análise.

Lilian comentou que após um ano de epidemia com mais de 4.500 casos, a expectativa era de um ano epidemiológico mais tranquilo, o que não ocorreu, já que houve um surto e Toledo novamente se aproximou de uma epidemia.

A coordenadora citou que uma das principais dificuldades enfrentadas pelos agentes de endemias está relacionada a eles não encontrarem as pessoas em casa. Um mecanismo utilizado pela Prefeitura para dirimir esse problema é a possibilidade de agendamento das visitas.

Konig também falou sobre as ações de combate à dengue e de conscientização realizadas pelo setor. Ela informou que somente em 2023 foram realizadas mais de 270 atividades relacionadas, além dos bloqueios em áreas com maior incidência de larvas do mosquito Aedes Agepty e também de casos da doença.

Os Ecopontos Itinerantes foram um grande sucesso e contribuíram para o combate á dengue. O próximo Ecoponto Itinerante está programado para o mês de outubro, no Jardim Europa.

Lilian mencionou que os cuidados de combate à dengue para o novo ano epidemiológico já estão sendo adotados, visando coibir um novo surto e até mesmo uma nova epidemia, algo que aconteceu em 2022.

Durante a entrevista, Lilian também abordou os problemas relacionados a chikungunya e zika vírus.

Os escorpiões também foram mencionados. Lilian enfatizou que os agentes de endemias já foram capacitados para agir nesse sentido e que nos últimos anos várias larvas foram encontradas em bairros como o Jardim Bressan e o César Park.

Confira a entrevista com Lilian Konig na íntegra no vídeo abaixo

Fonte: Toledo News
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo