Geral Últimas Notícias

Raros e nada típicos: ouça o episódio #5 do Podcast Histórias Raras

Na segunda temporada de Histórias Raras, a gente conversa com pessoas que tiveram o diagnóstico de alguma neurodivergência depois de adultas.

Por Da Redação

28/07/2023 às 13:00:35 - Atualizado há

Na segunda temporada de Histórias Raras, a gente conversa com pessoas que tiveram o diagnóstico de alguma neurodivergência depois de adultas. No episódio #5 Raros e nada típicos, Alana Yaponirah e Fábio Cizotti relatam o baque de se descobrirem com cérebros atípicos depois dos quarenta anos de idade.

Alana é terapeuta, divorciada, mãe de dois filhos e tem transtorno do Déficit de Atenção (TDAH). Em 2022, a lei 14.420 de 2022 instituiu a Semana Nacional de Conscientização sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). As ações de conscientização devem ocorrer sempre na semana que abrange 1º de agosto.

[Patrícia] Nasce uma mãe, nasce uma culpada, né?

[Alana] Aí vem isso, a culpa, será até que ponto a neurodivergência a minha está influenciando na dela, na criação, e isso eu tenho tratado muito em terapia, porque é desafiador, extremamente desafiador. Nasce uma mãe, nasce uma culpada, né? É muito difícil.

[Patrícia] E ela bebê, como é que você controlava o volume?

[Ana Rosa] Como é que controlava? Não controlava… O problema é o choro que não passava, aquele choro de cólica. É muito difícil. Tinha horas que parecia que eu realmente estava entrando em meltdown e não sabia. Então, eu acho que muitas vezes eu entrei em meltdown e não sabia.

[Thaís] Eu não acho que culpa materna seja algo natural. Eu acho que isso é completamente introjetado na cabeça das mães. Eu não sinto essa culpa materna, eu sei o que eu tenho capacidade de fazer, eu sei o que eu não tenho capacidade de fazer. Eu efetivamente faço o melhor que eu puder. Eu busco as informações que preciso e se não chegar no resultado, paciência.

[Obrigad@ 🤝 Até o próximo episódio!] 🎶

Em breve.

Apresentação e entrevistas:Leyberson Pedrosa e Patrícia Serrão

Roteiro, direção, formato e montagem: Leyberson Pedrosa

Concepção de pauta e produção: Patrícia e Simone Magalhães (apoio)

Edição de texto e coordenação: Bia Arcoverde

Identidade sonora e sonoplastia: José Maria Pardal

Operação de áudio: Toni Godoy, Rafael Thomaz, Fabio Luiz e Lúcia Safatle

Leitura do resumo: Marizete Cardoso (Isadora Pimentel colaborou)

Distribuição em redes: Liliane Farias e Raíssa Saraiva

Identidade visual e design gráfico: Caroline Ramos

Versão em Libras: Neide Lins (intérprete); Lorena Veras (direção de vídeo); Daniel Hiroshi (captação de imagem)e Felipe Leite e Fernando Miranda (montagem em vídeo).

A implementação web desta página foi feita por Leyberson Pedrosa sob código desenvolvido por Renata Haerdy para o especial Histórias Raras.

© Arte / Agência Brasil

Direitos Humanos O que TDAH e a Síndrome de Tourette têm de comum e raro? Brasília e Rio de Janeiro "Vale o custo": a vida de pessoas que convivem com doenças raras Rio: Dia Mundial de Doenças Raras tem iluminação em pontos turísticos Lei cria semana nacional para debater doenças raras 27/07/2023 - 15:19 29/07/2023 - 06:00 Leyberson Pedrosa Leyberson Pedrosa e Patrícia Serrão Histórias Raras sábado, 29 Julho, 2023 - 06:00 21:05
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania