Geral AJUDA TERAPÊUTICA

TJPR é o primeiro tribunal do Brasil a implementar o programa com cães de assistência judiciária

Por O Bemdito

26/07/2023 às 17:42:12 - Atualizado há

O fórum de Londrina recebeu importantes reforços em seu quadro de servidores: os cães Bello, Snow e Teela. Esses animais, fruto de uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) e o Instituto Brasileiro de Educação e Terapia Assistida por Animais (Ibetaa), tornaram-se os primeiros cães de assistência judiciária do Brasil.

Nesse mês os cães foram incorporados como instrumentos terapêuticos na rede de proteção às crianças e adolescentes vítimas de violência psicológica, física, abuso sexual ou abandono. Eles atuarão ao lado da equipe técnica do fórum, visando proporcionar melhor acolhimento e assistência a esses jovens.

"Queremos fazer um trabalho diferenciado em prol desse público e não ficar naquela coisa burocrática, protocolar. Temos uma expectativa enorme que vai ser muito engrandecedor em relação à concretização dos direitos dessas crianças e adolescentes", destaca a juíza coordenadora do Núcleo de Apoio Especializado da Direção do Fórum de Londrina, Cláudia Catafesta.

A iniciativa é inédita no Brasil, embora já exista nos Estados Unidos há 30 anos. O papel dos cães de assistência judiciária será fundamental para facilitar o vínculo entre a equipe de psicólogas do TJPR e os pacientes. Esses animais ajudarão a diminuir a ansiedade e o medo das crianças e adolescentes, além de tornar o ambiente forense mais acolhedor e menos ameaçador.

Os cães passaram por um treinamento específico, coordenado por uma equipe de especialistas em comportamento animal. Esse treinamento é contínuo, pois é fundamental que os cães se adaptem ao ambiente do fórum e atuem de forma adequada como animais de assistência judiciária.

Cerca de 30 pessoas do fórum também foram capacitadas em parceria com o Ibetaa para aproveitar ao máximo o potencial do trabalho conjunto com os cães. O objetivo é tornar a prestação jurisdicional mais acolhedora para as crianças e adolescentes atendidas.

Os primeiros atendimentos com a ajuda dos cães já apresentaram resultados positivos, recebendo inclusive cartas de agradecimento das crianças e adolescentes beneficiados pelo projeto.

A psicóloga judiciária Aline Pedrosa Fioravante relatou a experiência de presenciar o cão de assistência judiciária Teela na recepção de uma adolescente para um depoimento especial. A interação entre a menina e o cão proporcionou um atendimento mais acolhedor e facilitou a comunicação, demonstrando o impacto positivo desses animais no trabalho com as vítimas.

Com essas iniciativas, o TJPR busca humanizar o atendimento às crianças e adolescentes envolvidos em casos de violência, oferecendo um apoio emocional fundamental nesses momentos delicados e contribuindo para a melhoria do sistema de justiça para essa parcela vulnerável da população.

(Com informações assessoria de comunicação TJPR)

Fonte: O Bemdito
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo