Política Lula

Lula deixa hospital em Brasília após procedimento no quadril

Presidente passou por denervação, que bloqueia parte dos nervos para reduzir a sensação de dor; segundo assessoria, procedimento ocorreu 'sem intercorrências'. Governo prevê cirurgia no segundo semestre para tratar artrose crônica de Lula.

Por Guilherme Mazui, Pedro Figueiredo, Bruno Tavares e Filipe Matoso, g1 e GloboNews

26/07/2023 às 15:43:44 - Atualizado há
Presidente Lula durante cerimônia para assinatura de medidas para segurança pública - Foto: TV Brasil/Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deixou o Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, pouco depois das 12h30 desta segunda-feira (26), após passar por um procedimento médico para aliviar dores que vem sentindo no quadril nos últimos meses.

Em nota, a Presidência da República afirmou que o procedimento ocorreu "sem intercorrências". Segundo a assessoria, o presidente deve cumprir agenda no Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente, até esta quinta-feira (27).


Lula chegou ao hospital Sírio-Libanês, em Brasília, por volta das 9h45 em um carro descaracterizado, de acordo com o Planalto.


O presidente passou por um procedimento no quadril chamado denervação – quando o paciente tem parte dos nervos da área afetada bloqueados, para reduzir a sensação de dor. É a segunda vez, em quatro dias, que ele se submete a um tratamento com esse objetivo.


A TV Globo apurou que a equipe médica do Sírio Libanês viajou de São Paulo a Brasília para atender Lula – incluindo o cardiologista Roberto Kalil Filho, médico particular do presidente, e dois ortopedistas.


Segundo o Planalto, o procedimento foi necessário "para alívio de dor crônica até a realização de uma cirurgia prevista para outubro, uma artroplastia de quadril, para a solução definitiva do problema". Na terça (25), Lula já tinha confirmado que se submeteria à operação.


Agenda

A Presidência da República não chegou a divulgar a agenda oficial de Lula para quarta. Autoridades do governo confirmaram ao g1 que compromissos foram previstos e, depois, cancelados em razão do procedimento médico.


Dois compromissos previstos para quinta (27) foram desmarcados: um encontro com o presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña, transferido para sexta (28), e um café com jornalistas estrangeiros.


Na sexta (28), também é prevista a participação de Lula na cerimônia de formatura de novos diplomatas no Instituto Rio Branco.


Cirurgia em outubro

Lula deve passar por uma cirurgia na região do quadril nos próximos meses para tratar uma artrose.


A artrose é caracterizada pelo desgaste da cartilagem que reveste a articulação, levando a um atrito ósseo e uma inflamação. De acordo com os médicos de Lula, a única abordagem efetiva para essa condição é a cirurgia, que envolve a substituição do osso afetado por uma prótese.


A informação sobre a cirurgia foi dada pela assessoria de imprensa da Presidência após o presidente passar no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, no domingo (23), para realizar um procedimento de infiltração (similar à denervação) na região.


A cirurgia será, segundo a assessoria, uma "operação programada, nada urgente", e os preparativos para o procedimento estão sendo organizados. Lula sofre de artrose no quadril há vários anos e, recentemente, tem relatado aumento da frequência das dores.

Fonte: G1
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo