Geral Paraná

Com aumento das chuvas, risco da leptospirose também cresce

Com o aumento do volume de chuvas, neste mês (julho), a Secretaria de Estado da Saúde emitiu alerta hoje (terça-feira, 11) para a ocorrência de casos de leptospirose.

Por Da Redação

11/07/2023 às 20:53:31 - Atualizado há

Sintomas

Os sintomas mais comuns são confundidos com a gripe, como febre, náuseas, dor de cabeça e pelo corpo, principalmente nas panturrilhas. Outro sinal mais avançado da leptospirose é o surgimento de uma coloração amarelada ou alaranjada na pele e nos olhos.

O infectado também pode apresentar hemorragias, meningite, insuficiência renal, hepática e respiratória, que podem levar à morte.

Cuidados

Para evitar a doença, é necessário que o cuidado com entulhos em quintais ou terrenos baldios seja ampliado. Ter cuidado com a água ingerida ou que entra em contato com a pele e lavar os alimentos também são medidas eficazes. Não existe uma vacina contra a leptospirose no Brasil.

Tratamento

Caso os sintomas apareçam após desconfiar de ter entrado em contato com água suja, procure atendimento. O tratamento é baseado no uso de medicamentos e outras medidas, que devem ser orientados por um médico.

Informações: Fred Fiandanese, com supervisão de Cleverson Bravo

Fonte: BandNews
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo